6 de março de 2013

Igarassu comemora 478 anos da chegada de Duarte Coelho em PE

No próximo sábado, dia 09, a gestão do prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), realizará um grande evento em comemoração a chegada de Duarte Coelho na cidade. A concentração do City Tour será na Secretaria de Turismo e Cultura, localizada no Sito Histórico, de lá o passeio seguirá ao Marco de Pedra, local onde o descobridor chegou pela primeira vez em Pernambuco, em seguida, os convidados seguirão de catamarã para a Coroa do Avião. Na ilhota, acontecerá o hasteamento da bandeira de Igarassu e por fim iremos almoçar no restaurante de culinária regional, Porto do Vasco, que fica as margens do Canal de Santa Cruz. No local será apresentada a nova marca de turismo da cidade.

Sobre o Donatário Duarte Coelho:
Chegou ao Brasil no dia 9 de março de 1535, acompanhado da mulher, Brites de Albuquerque e de algumas famílias do norte de Portugal. Trouxe também vários judeus para a montagem de engenhos de açúcar e feitores com experiência nas plantações de cana-de-açúcar na ilha da Madeira e em São Tomé, uma vez que Pernambuco, com clima quente e temperado, sem grandes variações de temperatura e chuvas regulares, era um lugar propício para a cultura da cana.

Duarte Coelho Pereira, ao chegar em Pernambuco, entrou pela barra da ilha de Itamaracá e desembarcou no rio Igarassu, na antiga feitoria denominada dos “Marcos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário