Publicidade

Publicidade

13 de maio de 2013

Técnica de Bagwall pode ser a solução para recuperação da orla de Paulista

As experiências exitosas dos municípios de Barra de Santo Antônio – AL e Caucaia – CE na contenção do avanço do mar podem servir de base para as intervenções estruturais que a Prefeitura de Paulista pretende realizar na orla da cidade. Para conhecer de perto a realidade desenvolvida na costa alagoana, o prefeito Junior Matuto (PSB) visita nesta terça-feira (14.05) a Ilha de Croa. O socialista vai coordenar uma comitiva formada por representantes da administração municipal e da sociedade civil. 

A inspeção a praia está sendo capitaneada pela Secretaria de Meio Ambiente do município. O que despertou a curiosidade dos gestores de Paulista foi a técnica usada no local, conhecida como Bagwall. O dissipador de energia protege a orla marítima, propiciando a engorda natural da praia. Este processo pode ser adotado pelo município para conter o avanço do mar em Pau Amarelo.

O grupo que vai ao litoral de Barra de Santo Antônio – AL é composto também por comerciantes, empresários e algumas pessoas que ocupam a região afetada em Paulista. Esses integrantes passam a fazer parte do Comitê de Monitoramento do estudo que será feito na área costeira e das intervenções futuras realizadas pela nova gestão para conter a intempérie da natureza. 

Já na quarta-feira (15.05), técnicos do Governo Municipal farão um levantamento da realidade da orla do município cearense de Caucaia. No mesmo local, a estratégia do Bagwall conseguiu estancar a problemática do avanço do mar e propiciar a recuperação da faixa de praia.

Um comentário:

  1. Pelo que andei lendo, talvez essa tecnologia seja útil, mas só após a recuperação da faixa de areia!!

    ResponderExcluir