.

.

30 de junho de 2016

Prefeitura do Paulista e Lafepe beneficiam alunos da rede municipal com entrega de óculos

Visando melhorar o desempenho escolar dos alunos da rede municipal de ensino com problemas na visão, a Prefeitura do Paulista e o Lafepe realizaram a entrega de 29 óculos aos estudantes da Escola Ministro Marcos Freire, no bairro de Maranguape II. A entrega foi realizada, na tarde desta quinta-feira (30.06), pelo prefeito Junior Matuto. Trata-se do projeto Olhar Paulista, que faz parte do programa Saúde na Escola, coordenado pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação. Na ocasião, também foi iniciada a entrega do kit escolar e do fardamento.


O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior explicou durante o evento que a ação deve melhorar o desenvolvimento do que é feito em sala de aula. “Muitas vezes o estudante não consegue definir se é realmente a visão que está atrapalhando o desempenho em sala de aula. Então, com esse acompanhamento do oftalmologista nas escolas, isso tende a resolver todos os problemas com bastante sucesso. E hoje, estamos aqui para entregar os óculos e vamos dar continuidade a essas ações em outras escolas”, completou.

O prefeito Junior Matuto, que realizou a entrega, ressaltou que a ação deve se estender para toda a rede municipal de ensino. Ele destacou que o programa é de grande importância para contribuir, não só para a questão pedagógica, mas também com o futuro dessas crianças.

“Hoje é um dia de um simbolismo muito grande, principalmente para essas crianças. Na verdade, o momento em que vivemos hoje, a dificuldade, a crise financeira, mas continuamos honrando o nosso compromisso com o povo do Paulista, principalmente com a comunidade escolar”, concluiu Matuto.

De acordo com o técnico do Lafepe, Mário Machado, responsável pela fabricação dos óculos, a parceria tem o objetivo de atender a uma demanda em relação a problemas de visão constatados em alunos da rede municipal. “Em Paulista é a primeira vez que firmamos essa parceria. No entanto, continuaremos com esse projeto, após a volta às aulas no mês de agosto, acompanhando as consultas e, posteriormente, a entrega dos óculos”, explicou.

Para a dona de casa Adriana da Silva Barbosa, de 33 anos, a ação de entrega dos kits e dos óculos realizada pela gestão municipal veio em boa hora. “Agradeço muito pela prefeitura ter feito os óculos de meu filho e de outras crianças também, pois quem tem problemas de visão fica prejudicado. E da minha parte, ajudou muito porque óculos são caros”, elogiou.

Em seu discurso durante o evento, a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, elogiou a ação e destacou a vontade da gestão em realizar esse tipo de iniciativa. “Queria agradecer ao prefeito pela parceria e ao Lafepe, que se disponibilizou para que a gente iniciasse hoje essas entregas, proporcionando qualidade e mudança no desempenho dos meninos. Isso é um primeiro passo de um grande projeto que a gente vai deixar para Paulista”, completou.

Programa

O Olhar Paulista é uma iniciativa que contempla estudantes de 6 a 12 anos de idade da rede municipal, oferecendo exames oftalmológicos e óculos gratuitos. A triagem é realizada por um oftalmologista do Centro da Visão de Pernambuco (Cevipe), no Centro do Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário