.

.

17 de julho de 2016

Caspa: saiba as causas e como acabar com esse incômodo

A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, é um incômodo estético e acaba com o humor de qualquer pessoa, já que, além de cair sem cerimônia sobre os ombros e ficar visível nas roupas escuras, também causa coceira no couro cabeludo. Ela é resultado da descamação no couro cabeludo, causada pelo excesso de produção do óleo pelas glândulas sebáceas.

O problema pode ter origem genética, mas fatores como alterações hormonais ou estresse também desencadeiam a produção excessiva dessas glândulas. A caspa pode se agravar com o clima seco, estresse, disfunção hormonal, uso de água muito quente, bebida alcoólica e até alimentação rica em açúcares e gorduras.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Apesar de ainda não ter cura, o problema não é contagioso e pode afetar homens e mulheres de todas as idades. “Todos os dias, as células do couro cabeludo são renovadas, mas o aumento dessa renovação pode irritar o couro cabeludo formando os "flocos brancos" que caracterizam a caspa. Entretanto, a mudança de alguns hábitos contribui para uma melhora significativa do quadro.”

Existem diversos tratamentos para a caspa. A via de administração mais utilizada é a tópica, com a utilização de xampuz contendo piritionato de cinzo ou cetoconazol, por exemplo. O piritionato de zinco cura o couro cabeludo ao normalizar a queritinização epitelial e a produção sebácea.

Veja abaixo algumas receitas caseiras que vão fazer você se livrar de vez da caspa:

RECEITA 1
Ingredientes:
• 4 colheres (sopa) de chá de tília;
• 500 ml de água.
Como fazer e usar:
Misturar os ingredientes e aplicar após a lavagem dos cabelos.

RECEITA 2
Misturar 2 gotas de cada um dos seguintes óleos: limão, cedo e alecrim à 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas.
Aplicar no couro cabeludo, massageando-o e enxaguar após 2 horas.

RECEITA 3
Ingredientes:
• 150 ml de água
• 50 ml de tintura de urtiga
Como fazer e usar:
Prepare uma loção com os ingredientes e aplique no couro cabeludo com um chumaço de algodão.
Deve ser usada apenas a cada duas ou três lavagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário