.

.

8 de julho de 2016

Como se proteger na hora de fazer compras pela internet

Há motivos de sobra para fazer compras pela internet: não existem filas enormes para efetuar o pagamento, evita aborrecimentos com os vendedores, dá para pesquisar pelo melhor preço de um produto rapidamente, você pode comprar no horário que quiser, é mais fácil encontrar o item que você precisa, entre outros. 

Mas, se certos cuidados não forem tomados, o uso do comércio eletrônico pode se transformar em "dor de cabeça". Para que essas facilidades virtuais não se tornem um problema real é bom que algumas precauções sejam tomadas. Como a lei brasileira não evoluiu com a rapidez da tecnologia ainda não existem normas específicas que regulamentem as relações de consumo pela internet, portanto o que ainda prevalece é o Código de Defesa do Consumidor.

O cliente deve saber também que, além da pesquisa de preço, vale pesquisar as opiniões de outras pessoas que compraram na loja. Não se deve acreditar em depoimentos publicados no próprio site da empresa – quem realiza uma fraude pode facilmente falsificar um depoimento. No entanto, relatos encontrados em outros sites são mais confiáveis e podem dar uma ideia melhor a respeito do atendimento da loja.

Confira algumas dicas para comprar pela internet:

- Pesquise há quanto tempo o site de compras está no mercado e se é confiável. Nessa hora a internet pode ajudar muito, pois existem sites exclusivos de reclamações de consumidores.

- É importante fazer também uma pesquisa nas redes sociais para saber o que outros internautas dizem da empresa.

- Sempre arquive as páginas referentes a descrição do produto ou serviço.

- Arquive também os e-mails que trocar com a empresa.

- Depois da compra fechada não se esqueça de imprimir a nota fiscal e o comprovante de pagamento.

- Confira se o produto foi entregue conforme o combinado e se a nota fiscal que a empresa enviou junto com o produto é a mesma que foi disponibilizada na internet.

Outro aviso importante é evitar fazer compras em computadores de uso coletivo. Nesses computadores, geralmente, não há controle sobre o tipo de segurança que está sendo feita. Então quando você entra para fazer a compra, seus dados podem permanecer arquivados em determinados computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário