.

.

15 de julho de 2016

Lugar de óleo de cozinha usado não é na pia ou no lixo. Saiba como é possível reaproveitá-lo

O ato de reciclar não é nenhuma novidade. Sempre ouvimos falar do reaproveitamento de papel, alumínio e plástico. Mas outro produto muito conhecido por nós também pode passar por esse processo: o óleo de cozinha. O que você faz com o óleo de cozinha usado? Precisamos ter muito cuidado ao descartá-lo, já que ele pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), só no estado de São Paulo são consumidos anualmente 242 milhões de litros de óleo. O número nacional é ainda maior. No país todo são usados 3 bilhões de litros de óleo ao ano. Como não é consumido integralmente, o problema de onde descartar o óleo que restou das frituras tornou-se um problema sério.

A atitude mais comum dos consumidores é jogar o óleo usado na pia. Porém, esse gesto é errado e causa muitos transtornos. Quando jogado na rede de esgoto, o óleo pode se solidificar, aglutinar-se a outras partículas e entupir os encanamentos. Para se ter uma ideia de como isso é grave, 40% dos casos de entupimentos de tubulações são causados pelo óleo solidificado.

Outro modo comum de descartar o óleo é jogá-lo no lixo doméstico. Essa atitude também causa transtornos ambientais, já que a maior parte do lixo produzido no país vai parar em lixões. O óleo, quando em contato com o solo, causa a impermeabilização deste, ou seja, dificulta a passagem de água até as camadas mais profundas da terra.

Além disso, se houver um lençol freático sob o lixão, o óleo pode se infiltrar no solo e contaminar a água presente no lençol. O óleo também contamina o solo e quando entra em decomposição libera o gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Já deu pra perceber que o problema do descarte do óleo usado é realmente sério. Mais sério ainda é que, mesmo com todos esses problemas envolvendo o seu descarte, apenas 1% do óleo usado no Brasil passa por algum processo de reciclagem.

COMO RECICLAR - Depois de cozinhar, armazene o óleo usado em garrafas plásticas. Feche bem para evitar que ele entre em contato com outras substâncias. Várias cidades possuem instituições e empresas que aceitam doações e fazem sabão com o óleo de cozinha usado. Descubra se a sua cidade possui algo desse tipo, onde você possa levar seu óleo armazenado e contribuir com a produção. Não precisa ser algo muito formal. Algumas pessoas doam para um vizinho ou conhecido que faz sabões caseiros. Se você conhecer alguém, pode ser uma ótima opção. No entanto, por que não reaproveitar o óleo você mesma? Existem receitas simples e rápidas que permitem usá-lo de forma criativa, produzindo algo útil para o seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário