.

.

31 de julho de 2016

Primeiro templo católico da cidade do Paulista foi erguido no século XVI

A capela de Santo Antônio de Paratibe, situada em Paulista, é a mais antiga erguida no município. Construído em 1559, no século XVI, pelo português Gonçalo Mendes Leitão, o templo foi consagrado pelo segundo Bispo do Brasil, Dom Pedro Leitão. Em 1731, a capela passou por uma reconstrução, mas sendo preservadas suas características originais. 

Com estilo colonial, a fachada é simples sendo composta por uma única porta, na parte inferior, e duas janelas, na superior. A parte interna é constituída por uma nave única e altar-mor com imagens de santos em gesso. A última restauração que passou foi em 1988 e a capela encontra-se em bom estado de conservação. 

O templo religioso fica nos jardins do Centro Vocacional do Sagrado Coração de Jesus, na Rua 80, s/n, Jardim Paulista, e está aberto para visitação de grupos e escolas mediante solicitação. 

MISSAS - As missas são celebradas nas terças-feiras a partir das 19h. Durante o mês de junho a capela celebra a trezena de Santo Antônio, onde são realizadas missas 13 dias consecutivos. Tem início no dia 1° com a procissão da bandeira e encerramento acontece no dia 13 com a procissão da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário