.

.

28 de julho de 2016

Saúde do Paulista realiza exames de hepatites virais

Nesta quinta-feira 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. E a Secretaria de Saúde do Paulista promoveu exames gratuitos de Hepatites B e C. Os procedimentos foram realizados no auditório da própria secretaria, que fica na Rua Cleto Campelo, n° 59, no Centro. Além dos testes rápidos, ocorreu a distribuição de folders educativos sobre a doença, e preservativos.

Uma equipe formada por 10 colaboradores ficou responsável pelo aconselhamento, preenchimento do cadastro e encaminhamento do cidadão para a coleta. Os resultados foram emitidos em até 40 minutos após um simples furinho no dedo.

Segundo a gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Jaqueline Coelho, a realização dos exames é fundamental para identificação do diagnóstico precoce das hepatites. “A identificação é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão da doença”, destacou.

HEPATITE - É uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes, quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. O único tipo da doença que possui vacina é o B. Por isso o ideal é que todos tomem medidas preventivas como: usar preservativo em todas as relações sexuais, exigir materiais esterilizados em estúdios de tatuagem e de piercing, não compartilhar instrumento de manicure e pedicure. É preciso também não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário