.

.

2 de agosto de 2016

Emitido de graça, Cartão SUS garante acesso a consultas, exames e até cirurgia na rede pública de saúde

As pessoas que dependem dos serviços médicos oferecidos pelos governos federal, estadual e municipal devem ficar atentas à necessidade de obter o Cartão Nacional do SUS. O documento, que garante acesso às consultas, exames, medicamentos e até cirurgia nas unidades de saúde, pode ser solicitado gratuitamente. A preferência é de que o usuário procure o centro médico mais próximo de casa para pedir o cartão.

Qualquer pessoa pode obter o documento, independente da faixa etária. O adulto ou idoso precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de uma criança, o responsável deve levar o próprio RG, além da Certidão de Nascimento do pequeno(a) e o comprovante de residência da família. Em alguns locais, o cartão é liberado na hora, sem nenhuma burocracia.

A não apresentação do documento ainda não inviabiliza o atendimento do usuário. Mas, o Ministério da Saúde alerta para a emissão do cartão como condição futura para o acesso aos serviços públicos de saúde. 

CONFIRA OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Saiba como imprimir a segunda via do cartão do SUS pela internet

Sim, dá para conseguir outra via do cartão do SUS sem demora – você só precisa de um computador e de uma impressora! Então, entre na área cadastrada do Portal de Saúde do Cidadão e procure a opção que deixa você imprimir o Cartão Nacional de Saúde em papel A4. Depois, o sistema vai gerar uma imagem desse cartão e pronto! Você conseguiu a segunda via da sua carteira do SUS.

Como consultar o número do cartão do SUS
Quem perdeu o cartão provavelmente não lembra o número da carteirinha do SUS, certo? Nesse caso, use a área de consulta de dados do portal, digite seus dados pessoais e consulte o número do seu cartão do SUS.

Mudou de cidade ou cadastrou informação errada? Veja como alterar seus dados no SUS

Caso queira atualizar alguma informação pessoal, como sobrenome, endereço etc, procure a área o caminho é um só: procurar um posto de cadastramento. Infelizmente não dá para alterar informações pela internet, então, vá à secretaria de saúde da sua cidade e peça os endereços destes locais autorizados a fazerem tanto o cadastro quanto a troca de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário