.

.

4 de agosto de 2016

Saúde do Paulista realiza capacitação sobre o câncer de mama

Com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde que atuam na Rede Municipal de Atenção Básica, a Prefeitura do Paulista através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (03.08), no Anexo B, da Faculdade Joaquim Nabuco, uma capacitação sobre o câncer de mama. A iniciativa foi promovida em parceria com a empresa Roche, com o intuito de facilitar o rastreamento no diagnóstico precoce e tratamento da doença aos usuários do SUS.

Na ocasião, os enfermeiros das unidades de saúde do município assistiram a uma palestra ministrada pelo médico oncologista do Imip, Rodrigo Tancrede, e receberam orientações sobre causas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Entre os temas abordados estavam sintomas, fatores de risco, e a importância da realização dos exames preventivos periodicamente.

Para a enfermeira Kátia Felix, da Unidade de Saúde da Família (USF) Rural II, o curso de atualização sobre o câncer de mama ajuda na triagem feita nos postos de saúde. “Esse tipo de capacitação é fundamental para nós que trabalhamos na ponta, temos acesso a informações muito ricas e esclarecedoras, e com isso ficamos mais atentas aos sinais e sintomas da doença, o que facilita na identificação, acompanhamento e tratamento adequado”, ressaltou.

Saiba mais – Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário