.

.

20 de setembro de 2016

Conheça um pouco sobre a história do Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó

Localizado na Avenida Cláudio Gueiros Leite, n° 7073, Nossa Senhora do Ó, no município do Paulista, o Conjunto Arquitetônico de Nossa Senhora do Ó é datado do ano de 1811. O complexo é constituído pela Igreja de Nossa Senhora do Ó, pelo cemitério que fica ao lado esquerdo do templo e também por um conjunto de casas. A atual igreja foi construída no local onde anteriormente existia uma capela.


Segundo a lenda, durante a construção do templo religioso, no ano de 1810, apareceu uma fonte cuja água era milagrosa e curava doenças. O fato levou o local a receber intensas romarias, tornando-se necessária a construção das casas para abrigar os romeiros no terreno da igreja.

O conjunto apresenta traços característicos da arquitetura religiosa do Brasil do século XIX. A igreja tem sua fachada composta por uma porta central e duas janelas avarandadas na parte superior. A torre sinaleira é situada à direita. Possui nave única, sendo seu coro em madeira trabalhada, o altar é simples e bastante conservado. A igreja funciona até os dias atuais. Missas: Terças às 6h, sextas às 19h, sábados às 17h, domingos às 7h e às 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário