.

.

17 de setembro de 2016

Desfile estudantil reúne mais de dois mil alunos do Paulista

Numa demonstração de patriotismo, cerca de 2.400 alunos participaram neste sábado (17.09) do desfile estudantil promovido pela Secretaria de Educação do Paulista. Com o tema Paulista Cultura e Cidadania, Fortalecendo Valores e Direitos Humanos, o evento, que marcou as comemorações do mês da Independência do Brasil, contagiou o público que tomou conta da Avenida Marechal Floriano Peixoto, na área central da cidade. A programação contou com a participação de 46 unidades de ensino da rede municipal, uma estadual e outra particular.

A abertura teve início, às 15h, com jovens que compõem o projeto Música nas Escolas. Durante o trajeto, os componentes da iniciativa desfilaram ao som da Banda Aristides Borges – sob a batuta do maestro Leonildo Araújo – coordenador do projeto. Cada unidade escolar foi contemplada com um troféu de participação. 

Diversos estudantes beneficiados por programas educativos desenvolvidos pela prefeitura fizeram parte das festividades. Iniciativas como os projetos Escola e Família; Votorantim na Escola; Alunos da Universidade; Olímpiada da Língua Portuguesa; Saúde na Escola; Ética e o Idoso; Propaz – Semeando a Cultura na Escola; da Matemática, entre outros, abrilhantaram o evento. Diversos departamentos da Secretaria de Educação também foram representados.

A psicóloga Juliane Barbosa, residente na Vila Torres Galvão, chegou cedo para acompanhar a festa de civismo. Acompanhada do filho, André Lucas Sales, seis anos, ela acha fundamental levá-lo ao evento. “O desfile representa um resgate das nossas tradições. Eu acho importante trazer o meu filho porque é uma forma dele acompanhar a história do País”, comentou.

Na visão do secretário de Educação da Cidade, Carlos Ribeiro Júnior, “o desfile é uma maneira de valorizar o conteúdo trabalhado em sala de aula, proporcionar a interação entre os estudantes, fortalecer a música e a cultura, além de promover o patriotismo”.

Componentes da Escola Santa Ana, do município de Olinda, e da Banda Marcial Nóbrega, do bairro de Campo Grande, no Recife, estiveram no evento. Aspectos da cultura brasileira foram enfatizados pela estudantada. Até mesmo uma roda de capoeira deu um molho a mais na festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário