.

.

14 de setembro de 2016

Entrega de óculos vai facilitar desempenho de estudantes do Paulista

Com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos alunos com problemas na visão, a Prefeitura do Paulista e o Lafepe realizaram a entrega de 91 óculos a estudantes de 17 unidades da rede municipal. O evento foi realizado, na manhã desta quarta-feira (14.09), na Escola Manoel Gonçalves da Silva, em Maranguape I. Trata-se do programa Olhar Paulista, que faz parte do programa Saúde na Escola, coordenado pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação.


Esta etapa é a conclusão de um ciclo que foi iniciado em sala de aula, através dos professores, que realizaram uma triagem com os alunos para detectar possíveis problemas na visão. Posteriormente, os estudantes foram encaminhados ao Centro da Visão de Pernambuco (Cevipe), para uma consulta com um médico oftalmologista. Com a receita dos óculos em mãos, as crianças puderam escolher o modelo da armação que mais gostaram, através de doação do Lafepe.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, explicou durante o evento que a ação deve melhorar o desenvolvimento do que é feito em sala de aula. “Muitas vezes o estudante não consegue definir se é realmente a visão que está atrapalhando o seu desempenho, podendo até passar todo período escolar com essa deficiência, rebatendo negativamente no seu aprendizado, nas suas notas, e consequentemente nas provas. Esse programa garante que o aluno tenha as condições físicas de assimilar o conteúdo e aumentar o seu conhecimento dentro da sala de aula”, completou.

A vendedora Maria de Lourdes, 57 anos, avó do pequeno Ruan, 10, era só elogios à iniciativa. “Meu neto tinha muita dificuldade para escrever e enxergar as letras no quadro, quando ele fez o exame foi detectado o problema na visão, se não fosse esse programa eu nunca teria descoberto. Além de tudo, ele ainda vai receber os óculos, que no momento, por estar desempregada, eu não teria condições de comprar”, disse.

Em seu discurso durante o evento, a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, destacou que esse é um dos programas mais bonitos da atual gestão. “Queria agradecer a todas as pessoas envolvidas nesse projeto, que proporciona qualidade e mudança no desempenho dos alunos. O Olhar Paulista é um programa que consegue combinar uma parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, com o intuito de promover uma mudança na realidade não só das escolas, dos professores, mas na vida do aluno e da sua família”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário