.

.

20 de setembro de 2016

Estudantes do Paulista terão aulas práticas sobre educação no trânsito com o projeto “Condutor do Amanhã”

Os alunos da rede municipal do Paulista serão beneficiados a partir desta sexta-feira (23.09) com aulas práticas sobre educação no trânsito. Em um kartódromo localizado na cidade, eles terão a oportunidade de conhecer noções sobre o tema de uma forma lúdica e interativa. Cada estudante será um condutor, aprendendo a respeitar à legislação e convivendo em harmonia com pedestres e ciclistas. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (19.09), na abertura da Semana Nacional de Trânsito, no Recife. A ação faz parte do projeto “Condutor do Amanhã”, que envolve a Secretaria Municipal de Educação, o Detran/PE, a Federação Pernambucana de Automobilismo e a Empresa Techpack.

A primeira aula prática acontece nesta sexta, às 10h, no kartódromo localizado na Estrada da Mumbeca, nas proximidades do Sítio do Picapau Amarelo. Um grupo formado por 24 alunos deve participar da atividade extraclasse. Antes de ir pra pista, eles vão assistir a uma palestra educativa. A princípio, três carrinhos elétricos e duas bicicletas poderão ser usados pela garotada. A expectativa é de que o “Condutor do Amanhã” beneficie 1,8 mil estudantes por ano da rede local de ensino.

“Com esse projeto, queremos que os nossos alunos possam se tornar condutores conscientes no futuro, sabendo respeitar à legislação e todos os atores envolvidos no trânsito. Assim, ele vai chamar a atenção de um pai ou uma mãe que não estiver de cinto de segurança ou furar um sinal vermelho”, exemplificou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Junior.

Embora a iniciativa de oferecer aulas práticas no kartódromo seja inédita, a parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Detran/PE já resultou na capacitação de 70 professores e arte educadores da cidade. Os profissionais se tornaram agentes multiplicadores do tema, preparando a garotada para as aulas práticas. Inicialmente serão contempladas as turmas do ensino fundamental anos iniciais, que compreende a faixa etária de 07 a 09 anos.

Abrindo a Semana Nacional do Trânsito, o presidente do Detran/PE, Charles Ribeiro, destacou a relevância do “Condutor do Amanhã” para o futuro do Estado e do País. “O que nós queremos é fazer do Brasil, começando por Pernambuco, uma nação com uma nova geração de condutores. Por enquanto ainda não teremos novos motoristas nas ruas, mas ganharemos fiscais. Tenho certeza que esses meninos e meninas vão nos ajudar a repreender quem quer que seja que estiver fazendo algo errado no trânsito”, garantiu.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO – Coordenada pelo Detran/PE, a programação do evento conta com diversas ações, entre elas, palestra, distribuição de material educativo em postos de combustíveis, feira sobre educação no trânsito, entre outros. As atividades seguem até o próximo domingo (25.09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário