.

.

Cinesytem

25 de setembro de 2016

Secretaria de Saúde do Paulista convoca pais e responsáveis para atualização das vacinas de crianças e adolescentes

Com o objetivo de atualizar as vacinas de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde do Paulista determinou o Dia D para este sábado (24.09), para o início da Campanha de Multivacinação. Ao todo, 49 unidades de saúde e estruturas paralelas foram abertas, com a expectativa de atender crianças até cinco anos de idade, e meninos e meninas de 9 a 14 anos. Para a ação, cerca de 300 profissionais das equipes de Saúde da Família estarão realizando o serviço, com enfermeiro, técnico em enfermagem, e auxiliares.


De acordo com a secretária da pasta, Fabiana Bernart, cerca de 15 mil crianças e outras 15 adolescentes se enquadram no critério e o dia D no sábado é importante, principalmente para os pais, já que muitos folgam, para atualizar as vacinas. 

“A gente sabe que tem crianças que estão que estão com o calendário ‘ok’, e não vão buscar as unidades. Mas a gente tem na expectativa que a gente consiga de fato regularizar a vacina de toda a população. E com isso, retirar um pouco angústia das mães, porque em alguns momentos os municípios ficaram desabastecidos por esta vacina por parte do Ministério da Saúde”, ressaltou a secretária de Saúde.

Na unidade de Saúde recém inaugurada, no bairro do Janga, a massagista Michela Amália, de 35 anos, levou os filhos e uma adolescente, filha de uma vizinha, para atualizar as vacinas. De acordo com ela, seus filhos não precisam tomar, pois estava em dia. “É importante, porque é a saúde da criança. Em primeiro lugar a saúde deles. É melhor prevenir do que remediar”, disse. 

Ainda de acordo com Fabiana Bernart, a campanha seguirá pelos próximos dias. “A vacinação vai continuar após o dia D, que é hoje, mas a gente solicita que a população venha e estamos de portas abertas para recebê-los”, concluiu.

Na ação, serão disponibilizados 14 tipos de vacina para as crianças de zero a menor de cinco anos. As meninas e meninos de nove a 14 anos deverão tomar as vacinas contra Hepatite B e a DT (difteria e tétano), sendo que para as garotas será incluída a imunização contra HPV. Para realizar a vacinação, os pais ou responsáveis devem comparecer a uma das unidades, com cartão de vacina. O atendimento será das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário