.

.

19 de setembro de 2016

Unidades de saúde do Paulista iniciam multivacinação

Começou nesta segunda-feira (19.09) a Pré-campanha de Multivacinação na cidade do Paulista. O objetivo principal da iniciativa é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia a carteira de vacinação. Este ano, a ação é voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos, e adolescentes de dez a 15 anos incompletos. O dia D da mobilização nacional acontece no sábado (24.09), mas a campanha se estende até o dia 30 de setembro.

Na ação serão disponibilizados 14 tipos de vacina para as crianças de zero a menor de cinco anos. As meninas e meninos de nove a 14 anos deverão tomar as vacinas contra Hepatite B e a DT (difteria e tétano), sendo que para as garotas será inclusa a imunização contra HPV.

Segundo o supervisor de Vigilância à Saúde do Paulista, Fábio Diogo, essa atualização do calendário vacinal é fundamental no combate a doenças imunopreveníveis. “Como a campanha será feita de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada. Nós queremos atingir o maior número de crianças possível e com isso diminuir o abandono à vacinação”, ressaltou.

Aline Carneiro, dona de casa, mãe da Alana, de dois anos, levou sua pequena para tomar as vacinas que estavam faltando. “Eu não tinha certeza se faltava alguma vacina, mas preferi traze-la por precaução, quando cheguei aqui descobri que ela ainda não tinha tomado a vacina contra hepatite, agora vai ficar tudo em dia”, disse.

Os pais ou responsáveis deverão levar as crianças a uma das 49 unidades disponíveis, entre postos itinerantes e unidades de saúde local, munidos do cartão de vacina. O atendimento acontece das 8h às 17h. Cerca de 300 profissionais da Secretaria de Saúde do município estão envolvidos na força tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário