.

.

Cinesytem

18 de outubro de 2016

Estudantes do Paulista compartilham de forma lúdica temas vivenciados em sala de aula

O terceiro encontro do Programa de Saúde Escolar (PSE) reuniu na manhã desta terça-feira (18) estudantes de 38 escolas da rede de ensino do Paulista, no Teatro Paulo Freire, Centro. Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade na aprendizagem dos alunos, a iniciativa teve como objetivo discutir temas como bullying, obesidade, glaucoma, vacinação, amamentação, carência da vitamina B e queimaduras. A ação contou com a presença do secretário de Educação, Carlos Ribeiro Jr, e gestores da pasta, além de coordenadores da Secretaria de Saúde. A ação é fruto de uma parceria entre as duas instâncias governamentais.


As escolas credenciadas ao PSE tiveram um tema previamente escolhido, para que, de forma lúdica, pudessem se apresentar diante dos demais estudantes, com o objetivo de tratar assuntos importantes para a conscientização de toda a rede. As apresentações realizadas pelos alunos, envolveram danças, jograis, paródias e encenações, com o intuito de aproximar temas que precisam ser debatidos dentro e fora das escolas.

Para Juliana Silva, uma das coordenadoras do PSE e representante da Secretaria de Saúde, o evento simboliza tudo o que foi desenvolvido ao longo do ano pelos agentes de saúde escolar. “Este é o momento de apresentar o que foi trabalhado nas escolas. As ações de saúde desenvolvidas mostram que essa parceria é muito importante não só para os alunos, mas também para os professores e agentes que ganham visibilidade e são mais valorizados”, destacou.




O secretário de Educação do Paulista, Carlos Ribeiro Jr, destacou a importância da iniciativa para os estudantes. “O evento estimula o alunado a ter mais preocupação e cuidado com a saúde. Essas apresentações de hoje constatam a importância da discussão diária, dentro da comunidade escolar, sobre assuntos extremamente relevantes, que precisam ser trabalhados na unidade de ensino. Isso faz com que os estudantes se sintam protagonistas da própria história”, explicou.




Os estudantes se mostraram empenhados e bem informados sobre os temas em questão. “Para mim é muito importante estar em um evento como este, representando a minha escola e ao mesmo tempo obtendo mais conhecimento”, comentou a estudante do 8º ano da Escola Heinz Hering, Kayane Larissa, que participou do evento fazendo uma paródia.




Segundo a coordenadora do PSE e representante da Secretaria de Educação, Elizângela Melo o evento tem a conscientização dos alunos como o principal objetivo. “Quando os estudantes aprendem algo sobre qualquer assunto de forma lúdica, seja qual for a forma de apresentação, sem dúvida alguma, irão fixar melhor o conteúdo na memória. Não é o simples decorar, mas o aprender que está em questão, quando se tratamos de assuntos relevantes”, ressaltou a educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário