.

.

14 de outubro de 2016

Ponto crítico de lixo é transformado em local de leitura e lazer no Paulista

Sucatas de eletrodomésticos viraram uma “espécie” de biblioteca

O que era um antigo ponto crítico de lixo foi transformado em uma praça de leitura e convivência. Esta é a proposta da Praça Ecoteca. O espaço que fica em frente à Escola Municipal Ministro Marcos Freire, em Maranguape I, Paulista, foi totalmente restaurado pelos próprios estudantes do 8° e 9° anos do Ensino Médio e alguns moradores. A iniciativa faz parte do Projeto Criativos da Escola e foi realizada pela Secretaria de Educação em parceria com o Grupo Votorantim.

A Praça Ecoteca conta com banquinhos, plantas e pneus que foram doados por pessoas residentes no entorno da área. Sucatas de eletrodomésticos, como geladeira e freezer ganharam novas funções e novos nomes. Agora guardam livros e se chamam ““gelateca” e “freezerteca”, respectivamente. Alunos e comunidade podem desfrutar do cantinho da leitura no horário das 11h30 às 13h30 e das 17h às 22h.

De acordo com a vice-diretora da Escola Municipal Marcos Freire, Niedja Vidal, a ideia é resgatar no público o compromisso com o Meio Ambiente. “Através da restauração do espaço percebemos que a comunidade abraçou a causa. A partir de agora, as pessoas estão preservando o local e cuidando das plantas. É isso que queremos deixar para as gerações futuras”, evidenciou.

E para estimular cada vez mais o hábito de leitura, a Praça Ecoteca está recebendo livros. Quem quiser doar e participar dessa iniciativa é só procurar à secretaria da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, localizada na Rua 9, em Maranguape I. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário