.

.

Cinesytem

27 de outubro de 2016

Saúde do Paulista realiza exames de Sífilis no centro do município

Um mutirão de exames de sífilis movimentou, nesta quinta-feira (27.10), a Praça Agamenon Magalhães, no Centro, em Paulista. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, faz parte da Campanha Nacional de Eliminação da Sífilis do Governo Federal. O trabalho contou com o apoio de 16 profissionais de saúde e da unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), onde foram feitos testes rápidos em 100 pessoas, com resultados em 20 minutos.

De acordo com a coordenadora do Programa de DST/AIDS do Paulista, Guilhermina Bacalhau, o Estado está vivendo um momento delicado. As pessoas precisam se conscientizar que só com o uso do preservativo nas relações sexuais é possível prevenir à sífilis. O diagnóstico precoce ajuda no êxito do tratamento”, ressaltou. 

A dona de casa Itanacy Souza Araújo, 59 anos, estava passando pela Praça Agamenon Magalhães, e decidiu realizar o exame de sífilis. “A prevenção é melhor forma de se evitar as doenças sexualmente transmissíveis. Não devemos ter vergonha do exame. É necessário para saber que estamos bem de saúde”, enfatizou. 

Durante a ação também foram entregues preservativos e panfletos informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em Paulista, as pessoas podem fazer exames para detectar a sífilis e o vírus do HIV, no Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na rodovia PE-15, s/n, na Vila Torres Galvão; nas Unidades Básicas de Saúde e no auditório da Secretaria de Saúde do município, apenas na segunda-feira, na Rua Cleto Campelo, n° 59. Para mais informações o público pode ligar para o telefone: 3437.7265.

Nenhum comentário:

Postar um comentário