.

.

Cinesytem

18 de novembro de 2016

Celpe alerta para cuidados com a iluminação de Natal

Hora de pensar na decoração de Natal. Nas lojas, ruas e residências, as lâmpadas coloridas e efeitos luminosos começam a dar à cidade o clima da Festa das Luzes. Principal item dessa caracterização, o uso de grande quantidade de lâmpadas está comumente relacionado a instalações temporárias de energia - que reservam maior ou menor grau de improviso. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) orienta importantes cuidados ao adquirir, instalar e manusear a iluminação de fim de ano para garantir comemorações longe de acidentes.

É comum que os enfeites e pisca-pisca sejam aproveitados de um ano para o outro. O primeiro alerta da Celpe é para verificar as condições desses fios. Se estiverem ressecados, rachados ou mesmo rompidos ou se houver lâmpadas quebradas, é recomendável evitar usá-los e comprar novo material, sob risco de colocar toda a decoração em perigo.

No momento da escolha de novos enfeites, a dica da Celpe é levar em conta mais do que a beleza ou a novidade do produto. O consumidor deve atentar, antes de tudo, para a procedência e qualidade dos ornamentos que precisam de eletricidade, principalmente os cordões com lâmpadas. O ideal é somente comprar os que foram certificados pelo Inmetro.

Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida preventiva pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, as consequências se propaguem e provoquem um incêndio.

Outra dica da Celpe é quanto à montagem da árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina.

“É sempre importante verificar as condições do material que será instalado. Os que foram comprados em anos anteriores podem ter sofrido algum tipo de desgaste ou avaria”, observa o gerente de Segurança da Celpe, Pablo Andrade. Ele alerta que o uso de extensões e "benjamins" (conhecidos como T ) também deve ser evitado.

Antes de ornamentar o imóvel, é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas. “Se necessário, chame um eletricista capacitado” recomenda o gerente. “O profissional saberá indicar as adequações necessárias à instalação elétrica que alimentará a decoração que se está planejando fazer”, acrescentou.

Para adornar o exterior da casa, recomenda-se cuidado redobrado. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, se não forem adotadas medidas preventivas, poderá haver um maior risco de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica. Em hipótese alguma, a iluminação deve ser feita por pessoas que estão com os pés ou mãos molhados.

Ao manusear a instalação natalina, é preciso certificar-se de que ela está inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia. Os equipamentos só devem ser ligados depois que a montagem estiver concluída. Após isso, evite tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas.

Lembre-se que tudo isso chama a atenção das crianças que tendem naturalmente a querer tocar nos enfeites. Por isso não se esqueça de desligar toda a decoração elétrica ao sair de casa.

A Celpe insiste que nunca deve se instalar objetos decorativos próximos da rede de distribuição de energia.

A seguir, confira um resumo das dicas:

Faça uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração;
Revise dos fios decorativos e piscas antes de instalá-los;
Não ligue as luzinhas em extensões;
Certifique-se se o material comprado é atestado pelo Inmetro
Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”
Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica
Evite as árvores com ramificações de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas
Não permita que crianças manuseiem os produtos
Desligue as luzes ao deitar ou sair de casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário