.

.

Cinesytem

9 de novembro de 2016

Fórum discute inclusão escolar de crianças com microcefalia em Paulista

A Secretaria de Educação do Paulista realizou nesta quarta-feira (09.11), pela manhã, o VI Fórum de Educação Inclusiva da Cidade do Paulista. Nesta edição foi abordado o tema Microcefalia: Expectativa no Processo de Inclusão Escolar. O evento foi voltado para professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), orientadores e supervisores educacionais, estagiários, gestores escolares, técnicos da Secretaria de Educação, pais de alunos e sociedade civil. 


O fórum foi aberto pelos alunos da rede municipal de ensino, que fizeram uma performance em Libras. Entre os componentes da mesa estava o secretário de Educação do município, Carlos Ribeiro Junior, que destacou a necessidade de discutir a temática. “É importante intensificar o debate na área de educação sobre a inclusão e é necessário agir em conjunto com a Secretaria de Saúde para minimizar os impactos sociais no dia a dia dessas crianças”. 
A fisioterapeuta da Fundação Altino Ventura, Tatiany Brandão trabalha com crianças com microcefalia, e abordou diversos temas como os desafios dos profissionais que cuidam das crianças portadoras da síndrome, a importância de entender o que é microcefalia e a relação com o zika vírus. Ela comentou também sobre o papel da estimulação dessas crianças e a necessidade delas serem acompanhadas desde o nascimento por uma equipe multidisciplinar. 

Professora do Atendimento Educacional Especializado, Nilma Gonçalves desenvolve trabalhos com alunos portadores de vários tipos de deficiências em três escolas do Paulista. “Esse tipo de evento vem despertar o interesse nas pessoas de uma maneira geral a buscar informações e aprender a lidar com a deficiência. Além disso, a iniciativa possibilita aos profissionais da educação a se preparar da melhor maneira possível”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário