.

.

30 de novembro de 2016

Paulista antecipa o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com testagem rápida

A Assembleia Mundial de Saúde, com o apoio da ONU, decidiu que 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Para marcar a data, Paulista antecipou para esta quarta-feira, 30.11, uma ação itinerante de testagem rápida do HIV, na Praça Agamenon Magalhães, no centro da cidade. A ação atendeu cerca de 150 pessoas entre nove da manhã às três da tarde. 

Os transeuntes que passaram pelo centro do Paulista e buscaram o serviço, receberam o resultado da testagem rápida em menos de 30 minutos. Os exames foram realizados na unidade itinerante do Centro de Atendimento Especializado, o CTA. Para os resultados que deram positivo, o paciente foi automaticamente encaminhados para o tratamento multidisciplinar no próprio CTA, que funciona na PE 15, 749, Vila Torres Galvão. 

A ação organizada pela coordenadora de DST/AIDS, do Paulista, Guilhermina Bacalhau, conseguiu atingir a meta de atendimento. “Esse serviço itinerante que estamos oferecendo aqui, é muito importante, Pela facilidade com que as pessoas são atendidas, funciona como uma busca ativa, o serviço vai até as pessoas, nos estalamos no centro da cidade e as pessoas passam, realizam o exame e já saem com o resultado”. Detalhou Guilhermina. 

Antes de realizar o exame, os técnicos da saúde fazem uma espécie de entrevista, chamada de aconselhamento, onde indagam sobre o comportamento amoroso e sexual, para traçar um perfil do paciente. Estas informações servem de norte para facilitar a abordagem do técnico na entrega do resultado. Quando é diagnosticada a presença do HIV, o paciente é encaminhado para tratamento multidisciplinar no CTA.

DE 1986, quando aconteceu a epidemia de AIDS, até os dias atuais, Paulista notificou 1700 casos da doença no município. Em 2015 foram diagnosticados 177 casos. De Janeiro deste ano até hoje, foram registrados 64 pessoas portadoras do vírus HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário