.

.

Cinesytem

7 de novembro de 2016

Paulista avança na construção de políticas de segurança pública

A Prefeitura do Paulista está construindo um plano municipal de segurança pública para prevenir a questão da violência contra a juventude e às drogas nas comunidades. O trabalho, que envolve diversos segmentos do poder público e sociedade civil, ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira (07.11), durante o início de um workshop, na sede da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, no Centro da cidade. O prefeito Junior Matuto fez a abertura oficial do evento, que segue até sexta-feira (11.11). Ele estava acompanhado do secretário da pasta, Manoel Alencar. 

A ideia é que ao longo da semana os participantes do workshop possam conhecer as diretrizes e estratégias necessárias à elaboração do plano, que vai nortear o trabalho de enfrentamento no município. O grupo, que está passando pela formação, vai compor o Comitê Gestor Integrado da Política Municipal de Prevenção à Violência Contra a Juventude e Uso de Drogas. Estão envolvidos diversos representantes da prefeitura; Polícia Militar; Polícia Civil; Bombeiros; Ministério Público; CDL; Conselho Tutelar; entre outros. 

Cada segmento dará a sua contribuição para a construção do plano de segurança, que terá também o engajamento da população. Estão previstos cinco fóruns comunitários nos bairros para coletar propostas a respeito do tema. O primeiro encontro ocorrerá no dia 22 deste mês, às 19h, na sede da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que fica na Rua da Mangueira, nº 05, Centro da cidade. 

“Queremos envolver os moradores da cidade na construção desse importante instrumento porque são eles que conhecem bem a comunidade. Tenho certeza que receberemos sugestões pertinentes e vamos aproveitá-las. Não vamos baixar a guarda para a criminalidade, pelo contrário, somando forças estaremos prontos para seguir enfrentando a violência e o uso de drogas na cidade” destacou o prefeito Junior Matuto.

A expectativa é que após a realização dos fóruns comunitários, e a sistematização das novas propostas, o conjunto de medidas em prol da segurança seja apresentado durante o Fórum Municipal de Consolidação da Política de Prevenção à Violência e ao Uso de Drogas do Paulista, que ocorre no dia 16 de dezembro, na sede do Ministério Público, no Centro da cidade.

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, destacou que esse trabalho faz parte de um convênio com o Governo Federal. “Selamos uma parceria com o Ministério da Justiça para desenvolver uma série de ações em prol da segurança pública em Paulista e a cada dia estamos avançando nesse sentido. Exemplo disso é o projeto Atletas da Cidadania, que presta assistência a 90 jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Eles participam de diversos tipos de curso de formação comunitária e cidadã”, citou.

Um comentário: