.

.

Quinta do Beijo na Cinesytem

Quinta do Beijo na Cinesytem

21 de fevereiro de 2017

Alunos da rede municipal do Paulista visitam Paço do Frevo

Um dia especial que ficará marcado na memória dos alunos da Escola Municipal Maranata, da Alameda Paulista. Depois de uma semana aprendendo em sala de aula sobre o ritmo mais legítimo do estado de Pernambuco – o frevo, 40 estudantes tiveram a oportunidade de visitar o Paço do Frevo, no Recife Antigo, no bairro de mesmo nome, nesta terça-feira (21.02), para uma experiência enriquecedora através da aula prática.

Logo na entrada do espaço, a expectativa era visível nos olhos inquietos e curiosos dos estudantes, com idades de quatro e 14 anos, da educação infantil e do ensino fundamental. Afinal, era a primeira vez que a meninada pisava no templo sagrado do frevo.

Durante uma hora e meia de visita, os alunos aprenderam sobre a origem do frevo até os dias atuais, passos da dança e conheceram os estandartes dos blocos participantes do Carnaval.

A estudante do 4° ano do ensino fundamental Yasmin Ninhares, 9 anos, estava atenta a todos os detalhes que as monitoras passavam .Ela escrevia tudo em seu caderninho. “Eu anotei sobre o carnaval. A capoeira é irmã do frevo. Agora sei tudo sobre o frevo”, frisou.

Já o adolescente Davyd Messias, 10 anos, não parava quieto e interagia o tempo todo com a turma. Ele ficou feliz em visitar pela primeira o Paço do Frevo. “Eu achei ótimo passar o dia aqui. Aprendi que a sombrinha do frevo veio de um guarda chuva enorme que eles usavam para disfarçar das bandas militares”, enfatizou.

De acordo com Any Ximenes, gestora da Escola Municipal Maranata, a visita ao espaço cultural é o ápice de um projeto pedagógico sobre o ritmo pernambucano que foi feito em sala de aula. “A ideia é mudar a rotina dessas crianças que ficam em casa e os pais não têm condições de trazer para o passeio. Elas ficaram encantadas e aprenderam mais sobre o frevo”, disse.

A atividade cultural foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação. Na próxima quinta-feira (23.02), os alunos da Escola Municipal Maranata irão realizar exposições de trabalhos sobre máscaras, fantasias e marchinhas de carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário