.

.

Cinesytem

30 de março de 2017

DETRAN-PE realiza reestruturação do acervo documental

Desde o último dia 27 de março a Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, numa parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), tem investido numa total transformação do acervo documental do Órgão, cujo quantitativo estimado é de 150 mil arquivos.

O material ficará sob responsabilidade da CEPE, que irá realizar a digitalização, gestão e guarda, tendo como prazo para conclusão dos trabalhos aproximadamente 3 meses. Os galpões da CEPE, para onde está sendo migrado o acervo, são equipados com sistemas de monitoramento especial anti­-incêndio, brigada de incêndio, controle de acesso, sala de consulta e vigilância 24 horas.

Uma vez digitalizados, os documentos farão parte de um sistema informatizado de localização, disponibilizado pela Companhia. Desta forma, o cidadão comum, bem como os entes da Administração Pública, terão acesso, de forma econômica e eficiente, ao acervo, evitando-se também perdas e extravio.

De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a medida contribui para trazer comodidade e agilidade aos processos de consulta, auditorias e fiscalizações. “Estamos cumprindo o que prevê a Lei Estadual 15.529/2015 e, desta forma, garantindo a preservação do valor histórico, probatório e informativo da documentação gerada pelo DETRAN-PE”, ressalta.

Já passaram por este processo os acervos documentais de órgãos como a Secretaria Estadual de Administração (SAD), a Secretaria de Educação e o Porto Digital. A maior parte do acervo, 70%, é constituída por documentação referentes ao Atendimento de Veículos. Os outros 30% são processos relativos ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), ofícios e outros tipos de documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário