.

.

16 de março de 2017

Junior Matuto assegura pagamento de incentivo financeiro de R$ 950 mil aos agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemia


O prefeito do Paulista, Junior Matuto, assegurou nesta quinta-feira (16.03) o pagamento do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate a Endemia (ACE’s) da cidade. A medida, que foi anunciada durante evento no Teatro Paulo Freire, no Centro do município, vai garantir um adicional no salário dos profissionais já neste mês, que será pago no início de abril. O volume de recursos alcança a ordem de R$ 950 mil, e vai beneficiar cerca de 750 servidores das duas categorias.

Do valor total do incentivo, 23% está sendo aportado pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, o que corresponde a 220 mil. O montante adicional fica a cargo do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Esse é o quarto ano que a gestão municipal efetua o pagamento aos profissionais.

“Com esse investimento, poderíamos fazer muitas outras coisas, como reformar unidades de saúde, comprar medicamentos e até pavimentar rua. Mas não poderíamos deixar de cumprir esse compromisso com os profissionais. Acreditamos que a valorização de quem está na ponta é um dos paços mais importantes para qualificar os serviços de saúde na cidade”, frisou o prefeito Junior Matuto.

O gestor municipal também participou da entrega de prêmios aos ACS’s que mais se destacaram no desempenho das atividades no ano passado. Há nove meses, a Secretaria Municipal de Saúde introduziu tablets na rotina do trabalho dos profissionais, como forma de dinamizar as tarefas do dia a dia. Nesta manhã, os agentes que mais produziram foram agraciados.

A ACS que mais produziu ao longo desse período foi Jussi Xavier Mota de Oliveira, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Maranguape I A. Ela conseguiu fazer 5.935 fichas, que correspondem a cadastro das famílias, visitas domiciliares, etc. "Estou muito feliz por esse reconhecimento por parte da prefeitura. Agradeço a todos por essa homenagem", frisou a servidora. 

Em segundo lugar ficou a agente Maria Helani B. da Silva, da mesma unidade de saúde. A terceira colocada foi Julieta Maria de Andrade, também da USF Maranguape I A. A premiação ainda foi entregue a ACS Adenize Borges da Silva, que atua na USF Elzanir Ferreira, em Jardim Velo, Paratibe.

A secretária de Saúde do paulista, Fabiana Bernart, disse que os agentes premiados já realizaram 30 mil fichas, das 120 mil contabilizadas na cidade. “Paulista alcançou a marca de quatro município de Pernambuco com maior número de cadastros realizados. Isso é muito importante porque representa um número significativo de pessoas alcançadas pelos serviços de saúde. A nossa ideia é justamente essa: incentivar os profissionais de modo a tornar a nossa rede municipal cada vez melhor. Não estamos preocupadas em punir ninguém, mas a fiscalização vem em paralelo”, destacou.

O evento realizado no Teatro Paulo Freire foi intitulado de Integração das Ações de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde – Um Desafio para Gestores e Profissionais do SUS. Participaram a iniciativa, além dos servidores da prefeitura, o deputado estadual Bispo Ossésio Silva, e o palestrante Antônio Carlos da Silva Magalhães Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário