.

.

6 de abril de 2017

Educação de Pernambuco é primeiro lugar em taxa de aprovação no Ensino Médio

Levantamento do TPE mostra que Estado ainda tem outros atrativos

Divulgado na última terça-feira (4), levantamento realizado pelo Movimento Todos Pela Educação (TPE) tornou pública a informação que Pernambuco tem a maior Taxa de Aprovação do País, com o percentual de 88,8%, ficando na frente de São Paulo e Goiás, que registraram taxas de 87,5% e 85,7%, respectivamente. Este resultado está relacionado à meta de garantir a conclusão do ensino médio para todos os jovens com 19 anos. O estudo ressalta ainda que, no período entre 2007 e 2015, Pernambuco registrou os maiores crescimentos em pontos percentuais nas taxas de aprovação dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, sendo eles 16,2% e 18,7%, respectivamente.

Os bons resultados podem ser associados aos avanços educacionais do Estado, incluindo a expansão da Educação em Tempo Integral. O levantamento do TPE apresenta dados referentes ao ano de 2015. Neste mesmo ano, Pernambuco já havia alcançado uma Taxa de Abandono Escolar para o Ensino Médio de apenas 2,5%, sendo esta a menor Taxa de Abandono do País, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação.

De acordo com Severino Andrade, Secretário Executivo de Planejamento e Coordenação, é válido ressaltar a importância que esse dado representa. “A maior Taxa de Aprovação demonstra avanços no rendimento escolar e desempenho do estudante. Esta maior Taxa de Aprovação nos ajuda a prevenir a distorção idade-ano e evitar o abandono escolar. Somando o resultado deste levantamento com a Taxa de Abandono registrado pelo Inep, e ainda o resultado do Ideb 2015 (primeiro lugar no ensino médio do Brasil), podemos dizer que temos o Ensino Médio mais atrativo do País”, comenta o secretário.

O estudo demonstra ainda que Pernambuco foi o Estado que mais reduziu a distorção idade-ano para o ensino médio.

Para Marciellen Souza, 16 anos, aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, a educação pública de Pernambuco merece o reconhecimento. “Os professores se dedicam, a escola possui uma boa estrutura e nos preparam não somente para as avaliações escolares. Tudo contribui para que possamos ter um bom aprendizado”, afirma Marciellen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário