.

.

Quinta do Beijo na Cinesytem

Quinta do Beijo na Cinesytem

19 de maio de 2017

Em Paulista, cirurgia de catarata devolve a visão para muitos pacientes

Uma pessoa que tem catarata enxerga a vida embaçada. É como olhar por uma janela enevoada. A visão nublada dificulta as atividades mais simples do dia a dia como ler, dirigir um carro ou reconhecer pessoas e objetos.

Em Paulista, a Secretaria Municipal de Saúde vem tentando mudar a realidade de alguns pacientes que convivem com o problema durante muitos anos. Só no começo deste mês, 16 pacientes realizaram o sonho de fazer a cirurgia de catarata e voltar a ver a vida de forma mais clara. As cirurgias aconteceram no Instituto de Olhos Fernando Ventura, no Recife.

Até a cirurgia, todos os procedimentos de consultas, exames e encaminhamentos foram realizados por especialistas do Centro da Visão de Pernambuco (CEVIPE), que fica no Centro do Paulista, empresa conveniada com a gestão municipal.

Nesta sexta-feira (19.05), os pacientes voltaram ao Cevipe para uma avaliação pós – operatória. É o caso do aposentado Severino Sebastião da Silva, 78 anos, que já não enxergava bem com o olho direito e apresentou catarata no olho esquerdo. “Antes via tudo como uma neve. Ainda estou vendo um vulto, mas acredito que vai clarear aos poucos”, enfatizou

A oftalmologista Catarina Ventura explicou que após a cirurgia, o aposentado Severino Sebastião foi diagnosticado também com glaucoma e por isso ele ainda está enxergando imagens embaçadas. "Com esse novo diagnóstico, o paciente será incluído no programa de glaucoma para receber todo tratamento necessário”, disse.

São realizadas 20 cirurgias de catarata por mês com recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes recebem encaminhamento para o Cevipe após consulta nos postos de saúde do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário