.

.

30 de junho de 2017

Saúde do Paulista alerta sobre cuidado e prevenção contra leptospirose

Com a chegada do inverno e o aumento significativo das chuvas, a população deve ficar atenta a uma doença muito comum nesta época: a leptospirose. Causada pela bactéria leptospira, ela está presente na urina de ratos, que se mistura à água contaminando as pessoas.

“Caso não tenha sido possível evitar a exposição a lugares alagados ou enchentes onde a água possa conter a urina de ratos, ao chegar em casa, a pessoa deve realizar imediatamente a higienização da área com água e sabão neutro”, disse Fábio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista.

Ainda de acordo com Fábio Diogo, em Paulista, a Vigilância Ambiental vem intensificando as ações de combate à leptospirose com desratização nas residências, colocação de raticida nos canais do município e orientações à população para se evitar lugares alagados e encharcados.

Para realizar a desratização nas residências, as pessoas podem solicitar o serviço ligando para o telefone: 3437.4174 ( Vigilância Ambiental). O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Sintomas

A doença pode ser assintomática. Os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, manchas vermelhas no corpo, meningite. O tratamento é feito com o uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário