.

.

27 de julho de 2017

Equipe da USF Arthur Lundgren II Alto usa a criatividade para mostrar a importância de tomar as medicações na hora certa

Você já ouviu falar em cronofarmacologia? E se eu te disser que o seu médico já te falou sobre esse assunto? Facilitou? Não? Não tem problema! Assim como você, os idosos que frequentam o grupo da Boa Idade, da USF Arthur Lundgren II Alto, também não sabiam. A equipe que trabalha na unidade de saúde do bairro aproveitou a reunião desta quarta-feira (26.07) para falar sobre o tema de uma forma bem divertida.

O assunto, que trata da importância de tomar os medicamentos nos horários corretos, é fundamental para a saúde desses usuários, que na maioria das vezes possui doenças como diabetes, hipertensão e dislipidemia (colesterol alto).

Para deixar bem claro que adotar horários fixos para se medicar é essencial, a equipe da unidade de saúde preparou uma caixinha de medicação para cada participante. Ela foi confeccionada a partir de um recipiente de leite (tetra pak) que seria jogada no lixo. O material recebeu uma pintura com imagens de um sol, em alusão ao turno da manhã; um prato de comida com garfo e faca, demonstrando o horário do almoço; e uma lua, em referência ao período da noite.

A gerente da USF Arthur Lundgren II Alto, a enfermeira Ana Paula Melo explicou que a caixinha de medicamento é de fundamental importância para as pessoas que participam do grupo da Boa Idade. “Nossa unidade de saúde atende a um público bem variado, inclusive, com idosos que não sabem ler. Por isso, tivemos a ideia de preparar as caixinhas de medicamentos com pinturas para facilitar a vida deles. Sabemos que tomar os remédios nos horários fixos é muito importante para o tratamento das doenças. E é isso que temos orientado aqui”, disse. 

OUTRAS ATIVIDADES – Além da entrega da caixinha de medicamento, outros profissionais também participaram da reunião do grupo da Boa Idade. O público teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre hábitos saudáveis alimentares, com uma nutricionista, e saúde bucal, com a dentista. Um fisioterapeuta também participou, animando os idosos com um aquecimento físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário