.

.

9 de setembro de 2017

Com biografia e trajetória política sem manchas, Yves Ribeiro irá completar 69 anos neste domingo

O próprio Yves Ribeiro deve se assustar: já são 43 anos de atividade política e 69 anos de idade, que serão completados neste domingo(10). A sua caminhada como homem público teve início nos anos de 1976, quando se elegeu vereador de Igarassu com uma votação até hoje não superada. 

De lá para cá, foi prefeito por duas vezes de três cidades diferentes(Itapissuma, Igarassu e Paulista), ocupou cargos nos governos de Miguel Arraes e Eduardo Campos, disputou mandatos de deputado estadual(1991/2014), e hoje serve ao Governo de Paulo Câmara como secretário executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. As suas gestões como prefeito foram marcadas pela execução de projetos e programas bem-sucedidos nas áreas de saúde, educação, assistência social, turismo, cultura, participação popular, entre outros. Muitos deles foram premiados dentro e fora do Brasil, e serviram de referência para prefeituras de todo o país. Além disso, se notabilizou por iniciativas criativas, como a rejeição de empréstimo oferecido pelo Banco Mundial no ano de 1986, no valor de 150 mil dólares, na sua primeira gestão como prefeito de Itapissuma(1982-1988). 

Yves alegou na época que ao tomar emprestado o dinheiro do banco poderia inviabilizar o município a médio prazo. Não deu outra: o recurso terminou chegando aos cofres da prefeitura a fundo perdido e seu nome mencionado pela imprensa estrangeira para ganhar o prêmio Nobel de Economia daquele ano. Como líder político, esteve ao longo desses anos à frente de vários movimentos sociais em defesa do meio ambiente, dos direitos da cidadania, da redemocratização do país, das Diretas-já, pela anistia dos exilados políticos e contra a corrupção.

Em homenagem aos 69 anos de vida de Yves Ribeiro, lideranças do movimento popular do litoral norte estão organizando uma série de atividades: missa em ação de graças, partida de futebol, e festa popular,

Programação de aniversário de 69 anos de vida de Yves Ribeiro

10 de setembro de 2017
8h: Missa em Ação de Graças na igreja católica do Marco de Pedra, em Igarassu
10h: Partida de futebol entre Veteranos do Santa Cruz versus Veloz futebol Clube
11h30- Festa popular na quadra do Clube Veloz

Nenhum comentário:

Postar um comentário