.

.

1 de setembro de 2017

Desfile Cívico-Militar celebra 195 anos da Independência do Brasil

O Governo do Estado de Pernambuco e as Forças Armadas comemoram, no próximo dia 7 de setembro, a partir das 8h, o 195º aniversário da Independência do Brasil com o tradicional Desfile Cívico-Militar no Recife.Realizado na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, o ato solene partirá do Viaduto Tancredo Neves em direção à Estação do Metrô Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes. Como de costume, o palanque principal será instalado em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo, mais conhecido como Geraldão. A edição deste ano do Desfile ira contar com a participação de 4.450 militares, e 4.100 integrantes de escolas e entidades civis. A expectativa é de que aproximadamente 10 mil pessoas assistam ao desfile.

A celebração do Grito do Ipiranga terá início, às 7h30, com a revista da tropa, comandada pelo governador Paulo Câmara, acompanhado do comandante Militar do Nordeste (CMNE), o general de Exército Artur Costa Moura. Em seguida, haverá a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido do início do Desfile Cívico com destacamento das escolas e entidades civis. Serão mais de 30 unidades de ensino da rede pública, além de diversas entidades civis, totalizando 4.100 componentes na ala de abertura.

Logo após, segue em marcha a Polícia Militar de Pernambuco, com 135 integrantes do 6º Grupamento; 26 estandartes da guarda-bandeira; representando cada unidade da RMR, Interior e especializadas; 50 integrantes do BOPE; 53 integrantes da banda Capitão Zuzinha; 27 do Grupamento de Cães; 30 do Grupamento de Polícia Montada, da Cavalaria; e 28 viaturas. 

O Corpo de Bombeiros desfilará com um efetivo de 277 integrantes, sendo 19 da banda de música; quatro oficiais do Estado Maior; 23 do Comando; 94 da Tropa de Incêndio (capacete vermelho); 94 da Tropa de Salvamento (capacete amarelo); 15 da Coordenação; e 28 homens motorizados. Já a Polícia Civil de Pernambuco participa do desfile com 25 policiais, sendo 17 da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) e oito do Grupo de Operações Especiais (GOE). Além do efetivo, irão compor o desfile dez viaturas, um barco, um micro-ônibus e três motos. 

Irão desfilar ainda a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, e a Guarda Municipal de Recife, Olinda e Jaboatão. Todos os militares participam da celebração com fardas de gala, equipamentos e armas. O desfile será encerrado com a passagem das 120 viaturas de emprego militar das diversas Forças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário