.

.

29 de setembro de 2017

Evento de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho é realizado no Paulista

O Dia D da Pessoa com Deficiência, comemorado hoje, 29 de setembro, é uma oportunidade para aproximar empresas da cidade ao público que procura uma oportunidade de emprego. Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista está realizando um trabalho de inclusão, em parceria com o Ministério do Trabalho e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A ação, que acontecerá até às 17h desta sexta-feira (29.09), no Paulista North Way Shopping, promove a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência (PDC) e dos beneficiários reabilitados do INSS. 


Estão sendo disponibilizadas mais de 340 vagas de trabalho para os que se encaixarem nos perfis disponíveis pelas firmas envolvidas na ação. Ao todo, 24 empresas da cidade estão recrutando profissionais com necessidades especiais, entre elas: Bompreço, Transportadora Itamaracá, Sotil Serviços LTDA e Master Eletrônica de Brinquedos. Durante o evento, o púbico também pode atualizar o cadastro profissional. É preciso ter em mãos a carteira de trabalho (CTPS) e o RG. 

O massoterapeuta Jose Sérgio, que é cego, revelou que a ação é excelente, pois vai dar chance para as pessoas com deficiência conseguirem um espaço no Mercado de Trabalho. “Nós fazemos cursos e nos qualificamos para termos oportunidades igual a qualquer outra pessoa. Sempre que participo das seleções sou desqualificado, na maioria das vezes, por conta da minha deficiência visual que é total. Eles acabam preferindo alguém que ainda tenha um percentual, mesmo que pouco, de visão. Agora através dessa parceria da Prefeitura do Paulista, espero que eu consiga ir mais além”, disse. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, Fabiano Mendonça, a partir dessa iniciativa tão importante, o município pretende inserir essas pessoas no mercado de trabalho, preenchendo essas lacunas nas empresas. “A partir dessa inserção vamos ajudar as empresas a cumprirem suas metas, e o mais importante, dar a essas pessoas a oportunidade de trabalhar e obter mais conhecimento no convívio com a sociedade”, finalizou. 

A auditora fiscal do trabalho, Paula Neves, também estava presente no local e esclareceu como funciona a ação. “Toda empresa com mais de 100 empregados tem a obrigação de compor um percentual do seu quadro com pessoas com deficiência. O objetivo desse dia é exatamente facilitar esse processo, fazendo uma ponte entre as pessoas e essas empresas, pra que elas possam ser incluídas da melhor forma possível”, ressaltou. 

“Os interessados vão passar por uma breve consulta, para que a partir daí seja definido um laudo médico. Em seguida, todos serão encaminhados para os setores responsáveis, para que diante disso seja definido em qual função cada um se adapta melhor”, explicou o médico Nelson Falcão. 

As empresas estarão fazendo o recrutamento em seus stands, durante todo o evento. Um médico estará à disposição para agilizar os procedimentos da contratação e uma auditora do Ministério do Trabalho irá orientar os novos contratados como proceder para iniciar as atividades. Perante a lei a empresa tem até 30 dias para formalizar o contrato. O dia D é uma realização da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista. O evento também conta com a parceria da secretaria de Educação e Politicas Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário