.

.

22 de setembro de 2017

No Paulista, PMs que atuarão no combate às drogas em sala de aula são certificados pelo Proerd


Depois de duas semanas intensas de aulas no curso de formação de instrutores, chegou o grande momento para os 25 Policiais Militares que atuarão em Paulista, integrando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência receberem o certificado e colocarem em prática os ensinamentos recebidos. O Proerd Paulista entra nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino a partir da próxima semana e é resultado de uma parceria da secretaria Defesa Social, através da Polícia Militar de Pernambuco, com o a Prefeitura do Paulista através das Secretarias da Educação e de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Município.


O Proerd vai contemplar até o fim deste ano, 1.600 alunos da Educação Infantil, do quinto ao sétimo ano do Ensino Fundamental. A partir do próximo ano, a intenção é abranger todos os currículos do município, com a meta de envolver 9.000 alunos. O Coordenador Pedagógico do Proerd major Jairo Freitas acredita que este é o maior programa de combate ás drogas e prevenção à violência, ele aproveitou o momento para fazer um apelo aos familiares dos alunos do Paulista.

“Nós pedimos aos pais e aos responsáveis que apoiem seus filhos que estão participando do programa. Nós temos algumas atividades lúdicas algumas dinâmicas e alguns exercícios que são passados para serem realizados com os pais e a participação do pai e da mãe do responsável é muito importante para o crescimento do aluno”, acrescentou o major Jairo.

O Proerd está presente em cerca de 60 países e em todos os estados do Brasil. Aqui em Pernambuco, ele já foi implantado nos 184 municípios e no distrito Estadual de Fernando de Noronha. Em Paulista, a iniciativa está servindo de modelo para outros municípios, que procuram detalhes do modelo implantado na cidade, para reeditar essa parceria de sucesso entre Proerd Pernambuco e a Prefeitura de Paulista. O diferencial da experiência em Paulista, é que a prefeitura apoiou a implantação desde o inicio e também investiu no curso de formação, conseguindo ainda, em parceria com a Faculdade Joaquim Nabuco, a cessão da estrutura física para aplicação do curso.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior afirma que este trabalho é preventivo cuja força que garante o êxito é trabalhar com a educação infantil. “Acredito que é dentro das escolas que devemos começar qualquer transformação social, especialmente, na educação infantil onde as crianças adquirem a sua personalidade. Então vamos focar nessas crianças”, avaliou Carlos Junior.

A dinâmica do Proerd é de trabalhar em conjunto a escola e a família, com encontros entre a comunidade escolar, família e a PM que vai uma vez por semana na escola fardado e ministra as noções de prevenção sobre drogas e violência passa para os alunos maneiras de dizer não às ofertas de drogas e trabalham conceitos como cidadania, Direitos Humanos, ética, e respeito. A soldado Aline da Silva Santos, uma das formandas do Proerd falou de sua expectativa de começar a atuar em sala de aula.

”Hoje estou extremamente honrada por está me informando neste 28º curso do Proerd aqui na cidade de paulista. E é com muito carinho e com muito respeito que pretendo poder aplicar os ensinamentos que vieram com grande maestria do nosso Máster Major Jairo e dizer que estou extremamente satisfeita e feliz e na maior expectativa de colocar em prática os aprendizados que recebi”, declarou Aline.

O vice-prefeito do Paulista Jorge Carreiro lembra que esta parceria com a PM é mais uma sequência de ações que vêm sendo implementadas pela gestão na garantia por mais segurança. “Toda a nossa equipe vem cuidando com muito compromisso desta questão da segurança. Mais precisamente, nosso secretário de Segurança Cidadã, Manoel Alencar, que tem fechado importantes parcerias com a polícia militar. Então, estamos muito felizes com esse trabalho que será feito pelo PM através do Proerd. Se trata aqui de uma das mais importantes políticas públicas que é a prevenção e o cuidado com as nossas crianças” finalizou Jorge Carreiro.

Laura Gomes, Deputada Estadual pelo PSB, marcou presença na cerimônia e disse que tudo que vir para o enfrentamento do uso de drogas, deve ser apoiado. “Formar novas gerações com consciência de que o uso da droga destrói a possibilidade de uma sociedade justa e igualitária. Por isso, quero aqui enaltecer esse programa porque foi criado no governo Eduardo Campos onde o governo Paulo Câmara tem também fortalecido e com o apoio total do nosso prefeito Junior Matuto, que é comprometido com a educação, principalmente na formação de pessoas que venham de uma geração mais saudável, sem uso da drogas, reduzindo assim, cada vez mais a criminalidade. Então esse programa de prevenção como política pública é essencial e ele tem que vir pela educação, até porque, é através da educação que a gente transforma a sociedade”, concluiu Laura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário