.

.

28 de setembro de 2017

Paulo Câmara: "A avicultura de Pernambuco é exemplo de competitividade e eficiência"

O governador Paulo Câmara foi o homenageado do V Encontro de Avicultura, realizado nesta quinta-feira (28.09), no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A organização evento, que discute as tendências do mercado de frango e o desenvolvimento da cadeia produtiva, fez questão de destacar, durante a homenagem, a parceria constante entre o Governo de Pernambuco e o setor. O Estado, que é o maior produtor de ovos e frangos do Nordeste, também ocupa a quarta colocação na produção de ovos e a oitava maior produção de frangos do Brasil. O segmento gera 150 mil empregos no Estado, com uma movimentação de 3,4 bilhões por ano.

“A avicultura de Pernambuco é um exemplo de competitividade e eficiência. Eu sei que, a cada momento, há questões novas a serem discutidas, por isso que as portas do Governo estão sempre abertas. A gente quer governar com parcerias, ouvindo, sentando na mesa e discutindo com o setor, para que o Estado seja um facilitador de ações que possam desenvolver, gerar emprego e renda para a população”, destacou o governador.

Além de exportar para a Europa, Ásia, África e América Latina, a produção de ovos de Pernambuco se destina, principalmente, à própria população pernambucana e aos Estados do Nordeste. O Estado tem capacidade de abate de 14 milhões de frangos/mês, com uma produção de 10 milhões de ovos/dia e 15 milhões de frangos por mês. Os principais municípios produtores são São Bento do Una, Garanhuns, Paudalho e Carpina.

“São números expressivos, que mostram a determinação e a garra dos nossos produtores. Ao longo desses dois anos e nove meses que nós estivemos à frente da Secretaria de Agricultura, sempre mantivemos essa relação de parceria, uma relação com um olhar para o futuro e de conter as dificuldades que foram impostas nesse período de seca. Não é simples e não é pequeno Pernambuco ser o quarto maior produtor de ovos e o oitavo produtor de frango do Brasil. E os nossos agricultores estão de parabéns em impulsionar a economia do Estado”, defendeu Nilton Mota, que está deixando a pasta de Agricultura para comandar a Casa Civil, a partir desta quinta-feira. 

Durante o encontro, o presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Edival Veras, destacou a importância da parceria com o Estado para o crescimento do setor ao longo dos anos. “O Governo de Pernambuco sempre foi parceiro da nossa atividade, desde a facilitação do Porto do Recife, com a importação de milho da Argentina; o apoio no fornecimento de água em regiões que têm uma dificuldade maior; e a proteção na área tributária das empresas produtos de frangos e ovos. Enfim, nós temos uma parceria onde a gente reconhece a importância desse apoio mútuo”, declarou

Nenhum comentário:

Postar um comentário