.

.

18 de outubro de 2017

Cidade de Olinda aquece economia e o turismo com o 1.º Festival da Tapioca

Ela é uma iguaria que pode ser doce ou salgada, é pedida no café, almoço, lanche ou jantar, seja qual for a ocasião, a tapioca, prato tipicamente pernambucano, agrada a maioria dos paladares local, nacional e até internacional. A tapioca e a raiz da qual é extraída, mandioca, serão homenageadas em Olinda. O município vai sediar o 1º Festival da Tapioca nos dias 3, 4 e 5 de novembro. O evento é uma parceria da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia com o Sebrae e tem objetivo de valorizar a gastronomia regional e incentivar o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca.

Com 11 anos carregando o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade - concedido pelo Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda- a tapioca será a principal atração do evento que vai ocorrer em dois pontos tradicionais da cidade: Carmo e Alto da Sé.

A programação será das 15 às 23h e contará com feira de artesanato, agricultura familiar, feira orgânica e de empreendedorismo, na Praça do Carmo. Além disso, quem for ao o local pode apreciar as comidas típicas na praça de alimentação. O público também pode curtir apresentações de músicas regionais no palco que será montado também no Carmo.

No Alto da Sé, as pessoas poderão apreciar atrações, das 17 às 20h, com aulas shows e oficinas, onde chefes de cozinha vão ensinar a fazer tapiocas. No espaço haverá, ainda, degustação e comercialização do produto, e apresentações culturais.

O 1º Festival da Tapioca de Olinda vai oferecer, também, palestras gratuitas, no auditório da Focca. No dia 3 de novembro o tema será valorização da gastronomia regional, das 14 às 16h, em seguida terá palestra sobre negócios da agricultura familiar, das 16 às 18h. Já no sábado dia 4, será ministrada, das 14 às 16h, a palestra: A Caipirinha é Nossa! E das 16 às 18h terá palestra intitulada: Siga o Aroma de um Café Especial.

A culinária vai ser testada nos concursos realizados entre as tapioqueiras como “A melhor Tapioca”, “A Tapioca mais rápida”, “A melhor inovação em recheios”, “Miss Tapioca”, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário