.

.

11 de outubro de 2017

Em Paulista, mulheres dos grupos produtivos realizam sonho de montar seu próprio negócio

Na casa de número 555, localizada na Rua José de Alencar, na Vila Torres Galvão, funciona uma cooperativa de mulheres. Um espaço feito de sonhos e expectativas. No local, dez mães de famílias que resolveram mudar de vida e montaram seu próprio negócio, através do Programa “Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional, da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista.


As mulheres que participaram do grupo produtivo Moda Praia e Lingerie criaram a Cooperativa Dez Lírios e estão produzindo produtos como biquíni, maiô, saída de praia e roupas íntimas através das máquinas de costura e insumos que receberam da gestão municipal. Antes disso, as alunas tiveram assessoria técnica para negócios e aulas práticas sobre como abrir um empreendimento, durante cinco meses de curso.

“O trabalho está me motivando. Estou com mais esperança e expectativa de crescimento profissional não só para mim, mas também para as minhas companheiras. Estamos bem empenhadas. A cooperativa mudou totalmente a vida da gente bem radical e para cima”, disse Gilvaneide Souto Maior, coordenadora da Cooperativa.

Já em Arthur Lundgren I, as mulheres dos grupos produtivos Cama, Mesa e Banho e Lona Crua adquiriram material como tecidos, linhas e máquina de costura, além de impressoras e computadores para iniciarem sua pequena empresa.

Márcia Américo, 51 anos, desempregada há seis anos, vislumbrou na cooperativa uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “ Estava em casa sem fazer nada e sofria de depressão. Agora estou mais animada e ativa. Vou conquistar minha independência com a venda dos produtos feitos por mim”, enfatizou.

O Programa “Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional” é uma iniciativa que visa o empreendedorismo e qualificação para as mulheres do Paulista. O objetivo é garantir a inclusão do público feminino, que se encontra em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. A ação, que tem apoio do governo federal realiza o assessoramento desde a criação até o fornecimento dos equipamentos necessários para a montagem de uma microempresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário