.

.

23 de novembro de 2017

Cultura afro é tema do I Encontro da Juventude Negra do Paulista

Na manhã desta quarta-feira (22.11) foi realizado na Casa da Juventude o I Encontro de Juventude Negra do Paulista. A ação reuniu jovens do município e contou com apresentações da cultura afro, como a capoeira. Durante o evento os participantes puderam aprender técnicas de amarração de turbante, acessório que representa significativamente a cultura negra.


Uma das jovens assistidas pela Casa da Juventude, Samara da Silva, deu sua opinião sobre o encontro. “Estou achando maravilhoso, essa luta não é de agora, é de anos. É preciso lutar conta o preconceito e com o racismo diariamente. Para todos entenderem que independente de raça e cor, todos somos iguais” concluiu.

O secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, comentou que questões étnicas e culturais não devem ser motivo de segregação. “Cores não mudam a juventude. A juventude é alegre, é sábia, quer crescer na vida, quer ser feliz. Essa felicidade da juventude não tem cor, religião, nem tem sexo”, disse.

A representante do Coletivo Encrespa Geral Pernambuco, Jackeline Santos (Preta), falou do projeto. “Nosso coletivo é formado por brasileiras negras, nós falamos de estética negra. Nosso foco é o cabelo, mas não só na questão da estética, e sim da importância da identidade através do cabelo”. Ela também aproveitou a ocasião para motivar os jovens a se engajarem mais na causa e se afastarem dos perigos do mundo. “Agarrem esse momento com todas as forças, participem, aproveitem as oportunidades dadas pela Casa da Juventude e pela Secretaria. Não façam parte das estatísticas ruins e sim das boas” finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário