.

.

22 de novembro de 2017

Em Paulista, Sesi/PE traz Torneio Internacional de Robótica

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) promove, nestas quinta (23) e sexta-feiras (24), das 8h às 17h, em Paulista, o Torneio de Robótica First Lego League (FLL). O evento, uma das maiores competições mundiais de robótica envolvendo jovens de 9 a 16 anos, desembarga no Estado pela segunda vez e reunirá 36 equipes de escolas públicas e particulares de Pernambuco e do Ceará. Os campeões desta etapa regional se classificarão para a fase nacional que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de março, em Curitiba (PR), já de olho no estágio internacional da competição que será de abril a julho, nos Estados Unidos e Europa.


Nos dois dias do Torneio, os 360 jovens envolvidos na etapa regional aqui em Pernambuco terão a oportunidade de apresentar o projeto de pesquisa e o robô desenvolvidos para responder à temática proposta nesta temporada 2017/2018 pela competição: hydro dynamics (o ciclo humano da água, como melhorar a forma como as pessoas encontram, transportam, usam ou descartam a água). Além disso, serão avaliados quanto ao Design do robô, onde a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego; Core Values, onde são avaliados valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo e o Desafio do Robô, quando os robôs devem cumprir com eficácia missões na mesa da competição em partidas de 2 minutos e 30 segundos.

O objetivo do Torneio é desenvolver nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia como facilitadores para o aprendizado e progresso da sociedade humana. “Nesse contexto, o SESI/PE se empenhou em trazer a competição para o Estado como forma de disseminar ainda mais os benefícios da robótica entre a juventude e oportunizar a participação de mais equipes do Nordeste”, afirma o superintendente do SESI/PE, Nilo Simões. “Investimos neste evento, porque acreditamos que esse é o caminho despertar o espírito científico e inovador dos jovens com foco na preparação da futura mão de obra para a indústria”, afirma o presidente da FIEPE e diretor regional do SESI/PE, Ricardo Essinger.

Dimensão – No Brasil, o torneio ocorre em outros dez estados, envolvendo 1.200 times e 12 mil competidores, ao mesmo tempo em que as seletivas acontecem em mais de 80 países, onde participam uma média de 230 mil jovens e adolescentes.

Case - Entre as participantes estará presente a equipe do Sesi Ibura, que após vencer as etapas regionais e nacional da temporada passada, foi classificada para representar o Brasil na fase internacional na Dinamarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário