.

.

13 de novembro de 2017

Força Tarefa Coletivos reduz roubo a ônibus em 41%

Já nesse mês de novembro, a operação conta com um número de whats app (81) 99488-7091 para receber denúncias que levem à prisão de acusados de roubos a coletivos.

A Força-Tarefa Coletivos (FT Coletivos), instituída pela Secretaria de Defesa Social (SDS), conseguiu reduzir em 41% a incidência de roubos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, entre setembro e outubro deste ano. Reestruturada pela Portaria nº 4383 de 17/08/2017, a FT Coletivos realiza um mapeamento permanente de ocorrências e efetua a repressão qualificada a esse tipo de crime.

A estratégia contou com intensificação da Operação Transporte Seguro, que, somente em outubro, realizou abordagens em 6.092 ônibus, alcançando mais de 54 mil pessoas.

Foi ampliada, ainda, a atuação da Polícia Militar, por meio dos Batalhões da RMR e das unidades especializadas BPChoque, CIPMoto/ROCAM e Batalhão de Radiopatrulha, além do serviço de inteligência. A Polícia Civil por sua vez, envolveu 10 Delegacias Seccionais na FT Coletivos, investigando crimes, cumprindo mandados de prisão e analisando vídeos de ocorrências enviados pelas empresas de ônibus.

Reuniões semanais das operativas da SDS monitoram a Força-Tarefa, que conta com o apoio do Grande Recife Consórcio e das empresas. Como consequência do reforço, o mês de outubro já apresentou uma redução importante de assaltos a coletivos, com 65 casos registrados, contra os 155 de agosto (mês de início da reestruturação).

O reforço da atuação das Polícias Civil e Militar no combate a esse tipo de crime também trouxe resultados positivos quanto às prisões de acusados de assaltos a coletivos. De janeiro a outubro deste ano, foram efetuadas, ao todo, 272 prisões.

CELULARES – Desde a implantação da FT Coletivos, o número de celulares roubados em ônibus também diminuiu. Em setembro deste ano, houve 360 ocorrências, -13,9% em relação ao mesmo mês em 2016. A redução foi ainda mais significativa em outubro de 2017, que registrou 239 casos: -37,4% em comparação com o mesmo mês no ano anterior.

WHATSAPP – A FT Coletivos passa a contar, a partir deste mês de novembro, com um número de WhatsApp para que a população possa fazer denúncias que levem à prisão de acusados de roubos a coletivos. É o (81) 99488-7091. O telefone atenderá apenas mensagens pelo aplicativo, não estando disponível para ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário