.

.

25 de novembro de 2017

Paulista intensifica luta no combate à Tuberculose na Jaguarana

Com o intuito de intensificar à luta no combate à tuberculose, foi realizada nesta sexta-feira (24.11), na Unidade de Saúde da Família José Borges de Souza I e no Conselho de Moradores da comunidade da Jaguarana, uma ação de prevenção para diagnosticar possíveis casos da doença no local. Na ocasião foram oferecidos testes rápido de sífilis, HIV, Hepatite B e C. O objetivo da iniciativa é realizar exames em pessoas que possuem alguma suspeita clínica da enfermidade.


A coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose no Paulista, Cecília Silva, explicou como é realizado todo o procedimento para o diagnóstico da doença. “Através dos sinais e sintomas, o paciente é orientado a fazer um diagnóstico laboratorial, por meio do exame de baciloscopia, e, se, o resultado for positivo, a pessoa já pode iniciar o tratamento nas unidades de saúde mais próxima de sua casa. Podendo este se dirigir ao laboratório do CEAMP ”, ressaltou.

A ação é organizada pela Coordenação de Controle da Tuberculose do município. Todas as unidades básicas de saúde do Paulista estão capacitadas para diagnosticar e tratar a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário