.

.

1 de dezembro de 2017

Em audiência pública, Fábio Barros cria comissão mista para transporte complementar

Hoje (1), pela manhã, o plenário da Casa Torres Galvão recebeu representantes do Governo e de instituições representativas na audiência pública sobre o transporte complementar. Ministrada pelo presidente da Câmara Municipal do Paulista, vereador Fábio Barros (PSB), a ocasião reuniu kombeiros e usuários do sistema que puderam debater sobre a importância da qualificação desses profissionais que atuam há mais de 50 anos transportando a população de Paulista.


A mesa foi composta por Juarez Marcolino, presidente do Sindialternativo; Marcelo Oliveira, Presidente da Cooperativa de Transporte do Paulista (COOTP); Alessandro Rodrigues, diretor da Secretaria de Transportes e Carlos Jabotá, assessor da Secretaria de Mobilidade. A audiência também contou com a presença e apoio dos vereadores Edinho (PCdoB), Eudes Farias (PSDC), Pedro Marinho (PSL), Fabiano Paz (PSB) e Edmilson do Pagode (PSD).

Fábio Barros comentou a necessidade do tema ser debatido na cidade, visto que há meio século a categoria acompanha o crescimento da população, que em cinco anos só tende a expandir. “É preciso reconhecer os 50 anos de trabalho dos kombeiros e a importância do sistema para os cidadãos. Para termos acesso a todos os direitos básicos, como saúde e educação, precisamos do transporte público” disse.

Durante toda a discussão, a qualificação dos operadores foi muito comentada, assim como sua modernização e readequação através da carteira de habilitação de categoria D e o curso de condutor. “Como todos os sistemas, temos nossas deficiências, mas caminhamos junto ao sindicato buscando nos qualificar para ganhar o reconhecimento da comunidade que transportamos, fazendo questão de manter a passagem mais barata que a da tarifa de ônibus e trabalhando todos os dias, independente de greves ou feriados” garantiu Marcelo Oliveira.

Para Alessandro Rodrigues, o transporte através das kombis não é alternativo e sim complementar aos outros, “a Secretaria de Transportes está a favor do kombeiro, acreditamos que sem a devida qualificação, a categoria não se sustente por muito tempo”. Já Carlos Jatobá relembrou a importância de estudar as necessidades e possibilidades de inclusão dos idosos, estudantes e deficientes, colocando a Secretaria de Mobilidade disponível a todos.

Representando os usuários, Rildo Batista, na plenária, parabenizou a iniciativa da audiência, mas destacou a falta de organização por parte dos motoristas e cobradores, falando também da falta de fardamento e capacitação.

Após a abertura das inscrições do público para comentários, dúvidas e esclarecimentos, o vereador Fábio Barros, como presidente da casa legislativa, criou uma comissão mista para manter um diálogo constante com a categoria, além de discutir, junto ao poder público, as questões referentes ao transporte público municipal. A comissão será composta pelos vereadores Edinho, Eudes Farias e Fabiano Paz e representação da Cooperativa de Transporte do Paulista e do Sindialternativo, tendo disponibilidade integral na Câmara de Vereadores do Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário