.

.

31 de janeiro de 2018

Como manter uma alimentação saudável durante os dias de carnaval

Prévias, baladas, troças, blocos, bailes, agremiações - para encarar essa maratona, todos querem estar bem e saudáveis, para curtir o período carnavalesco até onde aguentar. É a época para sair e se jogar mesmo, no entanto, é preciso saber quais as limitações do corpo e até mesmo da mente antes de ir pra festa de momo, e tomar os devidos cuidados para garantir um bom condicionamento físico, se alimentando bem, dormindo bem, e por que não, se exercitando antes de sair de casa, mas de forma moderada, como alongamentos. 


De acordo com a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF/Paulista), Natália Souza, é preciso ter todo um cuidado especial antes de sair pulando o carnaval. “É importante, antes de cair na folia, realizar boas refeições em casa, rica em nutrientes que irão preparar o corpo para aguentar os blocos e bailes carnavalescos, preferindo raízes, como inhame, macaxeira, batata doce, além de ovos, queijos e iogurtes. Esses alimentos são importantes tanto pela manhã, quanto pela noite”, explicou a especialista.

Outra recomendação da nutricionista é comer a cada 3 horas. Segundo ela, é uma maneira de evitar a hipoglicemia, que é a diminuição de glicose no sangue, ocasionando em dores de cabeça, tonturas, dentre outros sintomas indesejados. 

Para evitar contaminação, é mais indicado comer em casa e levar o próprio lanche em bolsas térmicas é a principal orientação para os foliões, já que na rua é mais difícil controlar a procedência dos alimentos que serão ingeridos. Ter esse cuidado pode ser a diferença entre passar ou não um carnaval sem infecções causadas por alimentos manuseados indevidamente, ocasionando problemas de mal estar, vômitos e diarréias. 

Dentre os alimentos que podem ser levados consigo comer nas ruas, são recomendadas frutas que não precisem ser cortadas ou descascadas na rua, como banana, maçã, pêra, goiaba, ou até mesmo frutas desidratadas. Outra opção, são as refeições oleaginosas, sanduíche natural, barra de cereal, castanhas, nozes.

Se não for possível levar alimento de casa, é recomendado que o folião procure comer em restaurantes ou ao menos ter o cuidado de observar como o alimento está sendo manuseado nas ruas, se usam toucas, luvas, vestimentas apropriadas. É importante ficar atento também com a higiene por parte dos comércios ambulantes.

Como no carnaval há muita perda de líquido, já que o calor é grande, em especial para quem costuma acompanhar os blocos, é mais do que recomendado que o folião procure se hidratar bastante, para repor esse líquido perdido enquanto pula na folia de momo. 



Já à noite, quando voltar para casa, é a hora de repor a energia gasta durante o dia, e a recomendação é comer muitas raízes, além de carne seca, frango, queijos e ovos. Por fim, outra recomendação é dormir bem, mesmo não sendo possível dormir muito nos dias de carnaval. A dica é procurar um ambiente sem muita luminosidade, evitar mexer no celular e dormir o máximo de horas possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário