.

.

7 de janeiro de 2018

Festa de São Gonçalo do Amarante reúne fiéis em Itapissuma

Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
A Festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do município de Itapissuma, no Litoral Norte de Pernambuco, começou neste domingo (7). O padre Ivan Maciel celebrou uma missa para os fiéis na matriz paroquial às 7h. Em seguida, às 9h, foi realizada a levada, com carreata que saiu da matriz em direção à Capela de São Paulo Apóstolo, no Forte Orange, em Itamaracá.


O dia de São Gonçalo é comemorado em 10 de janeiro. No próximo domingo (14), a partir das 15h, também na Capela São Paulo, tem início a concentração para a buscada fluvial, que atravessará o canal de Santa Cruz em direção à paróquia de São Gonçalo, em Itapissuma. 
O ex-prefeito Cal Volia esteve presente, ao lado do Prefeito Zé de Irmã Teca.

O cortejo marítimo seguirá para a matriz paroquial de São Gonçalo do Amarante onde o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a missa campal às 18h, seguida por show do padre João Carlos. O novenário acontecerá de 12 a 21 de janeiro. Vale destacar que, apesar de não ser oficialmente canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é tido como santo pelo povo e venerado. Em Pernambuco, a devoção a São Gonçalo foi herança da colonização portuguesa.

Fonte:Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário