.

.

20 de janeiro de 2018

Mais de 900 famílias de Itamaracá e Olinda ganham novas moradias

O governador Paulo Câmara dedicou a manhã e a tarde deste sábado (20.01) à entrega de novas moradias à mais de 900 famílias, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ao lado do ministro Alexandre Baldy (Cidades), o chefe do Executivo estadual inaugurou os Conjuntos Habitacionais Ciranda da Ilha, em Itamaracá, e Vila Brasília, em Olinda. A ação beneficia cerca de 4.100 pessoas, que se encontram na chamada Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do Governo Federal. 

"É importante, sem dúvida nenhuma, estarmos em Itamaracá e Olinda inaugurando esse conjunto de casas. O Brasil passa por um momento de dificuldade, e é muito importante que todos nós darmos prioridade ao que é fundamental E eu não vejo, em um momento como esse, motivos para não darmos prioridade máximo a obras que cheguem até à população mais carente", frisou o governador Paulo Câmara. 

O Conjunto Habitacional Ciranda da Ilha contou com um aporte de superior a R$ 31 milhões e é fruto de uma parceria entre os Governos Federal, através do Ministério das Cidades, e o Estadual, por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Já o conjunto localizado em Olinda, é uma obra com um aporte total de R$ 25 milhões - recursos advindos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). 

O ministro Alexandre Baldy destacou a importância do trabalho em conjunto entre diferentes gestões para o benefício da população. "Vamos tornar realidade essas parcerias e fazer delas uma aliança de sucesso que, com certeza, promoverá desenvolvimento e a realização do sonho de muitos brasileiros", afirmou. 

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, agradeceu o esforço do Governo de Pernambuco para a concretização de obras e ações que beneficiam a população do Estado. "Quero agradecer ao governador Paulo Câmara pela sua participação, aportando recursos aqui nesse empreendimento (em Itamaracá) para que o acesso ao residencial fosse pavimentado. Essa é a grande parceria: Governo Federal, Estadual e Municipal. Esse é o nosso principal objetivo. Proporcionar, através do Ministério das Cidades e das nossas parcerias, a oportunidade de nós entregarmos essas moradias não só ao povo de Itamaracá, mas do Brasil", pontuou. 

O habitacional entregue em Itamaracá é formado por 32 blocos residenciais. Desses, vinte e nove com dezesseis unidades habitacionais e outros três com doze unidades cada. Todos os prédios possuem, além do térreo, outros três pavimentos, numa área total de quatro hectares. Com 49,80m² de área privativa, os apartamentos são compostos por dois quartos sociais, um banheiro social, uma sala de estar/jantar, uma cozinha e uma área de serviços. As unidades possuem piso cerâmico em todos os cômodos, além de contar com água e energia individualizadas. A parte externa do conjunto dispõe de bicicletário, quadra poliesportiva, dois playgrounds, um centro comunitário, estacionamento, parque infantil, bicicletário, WC's feminino e masculino, cozinha, depósito, zeladoria com WC e oficina, uma guarita e estação de tratamento de esgotos, além de possuir adaptação para portadores de deficiência. 

Já o conjunto Vila Brasília, situado no bairro de Ouro Preto, em Olinda, e integrado à malha urbana, é formado por cinquenta blocos com quatro pavimentos (térreo + 03 pavimentos). São duas unidades habitacionais por pavimento, oito por bloco, além de doze unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais. No total, o conjunto possui 30 mil m² e é equipado com área para circulação de veículos e passeios para pedestres, além de quadra esportiva, playground e academia. O residencial conta ainda com sistema de abastecimento de água com reservatório elevado, esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e iluminação pública do sistema viário. A localização é próxima de escolas e creche, além de postos de saúde. Com área útil e privativa de 40,04m², os apartamentos são compostas por sala, dois quartos, cozinha, área de serviço e um banheiro social. Todas as unidades possuem piso cerâmico em todos os ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário