.

.

23 de março de 2018

MAIS ESPAÇO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DENTRO DOS ÔNIBUS

Ônibus com um novo layout para usuários de cadeiras de rodas já podem ser vistos circulando pelas ruas do Recife e Região Metropolitana. A iniciativa, gerenciada pelo Grande Recife, amplia o espaço que era de uma para duas cadeiras dentro dos veículos convencionais. O Consórcio vê no novo desenho um ganho de autonomia e inclusão para as pessoas com deficiência que, agora, podem embarcar em duplas nos coletivos.

Neste momento, quatro empresas já operam com carros padrão que apresentam o novo layout: Metropolitana (13), Globo (10), Pedrosa (10) e Transcol (11), totalizando 44 ônibus. Além desses, os 88 veículos de BRT da Conorte também têm espaço para a segunda cadeira de rodas desde 2014, quando foi implantado o Corredor Norte/Sul.

A ideia de ampliar o formato surgiu no segundo semestre de 2017, durante uma reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. José Carlos Santos, conselheiro que representa as pessoas com deficiência no CSTM, fez a sugestão e o grupo decidiu analisar a proposta. “Isso representa um grande ganho para as pessoas com deficiência já que não tínhamos tanto espaço dentro dos ônibus, nos dando mais condições de ir e vir dentro da Região Metropolitana”, disse o conselheiro. Atualmente, o sistema transporta 3.166 usuários de cadeiras de rodas.

O projeto em si foi votado e aprovado por unanimidade na reunião do CSTM, realizada nesta terça-feira (20), embora o Grande Recife já tivesse iniciado os testes com o novo layout junto às empresas e autorizou na época, ad referendum, a compra de novos ônibus com espaço para duas cadeiras de rodas. Dessa forma, 150 veículos adquiridos pelas empresas Pedrosa e Caxangá devem entrar em circulação em breve. A Mobribrasil também já fez a encomenda de novos carros.

Os ônibus que já operam com este novo formato na RMR têm como itinerário principal as avenidas Norte e 17 de agosto. Vale destacar que, dos 2,7 mil veículos que compõem a frota do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), 98% dos carros são adaptados com a Plataforma Elevatória Veicular (PEV). O equipamento facilita o acesso dos cadeirantes aos ônibus.

Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou WhatsApp para reclamações (9.9488.3999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário