.

.

14 de março de 2018

PARLAMENTO METROPOLITANO DO RECIFE REALIZA 1º ENCONTRO METROPOLITANO DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Aconteceu hoje (14.03), no auditório do Senac – Paulista, o 1º Encontro Metropolitano das Guardas Municipais, com o objetivo de debater a instituição do Estatuto das Guardas para todos os municípios da região metropolitana, adequando-o à nova legislação. Organizado pelo Parlamento Metropolitano do Recife e a Guarda Municipal da cidade do Paulista, a programação contou com palestras que abordaram temas como a integração das guardas da Região Metropolitana do Recife – RMR e a política de segurança pública nos municípios.

Compondo a mesa estava o presidente do Parlamento Metropolitano do Recife, vereador Fábio Barros; os vereadores Lukinha, de Itapissuma e Senna, de Abreu e Lima, representando os vereadores do Parlamento presentes no evento; a presidente do Sinsempa, Jucineide Lira; o palestrante Coronel Júlio César Costa; o comandante da Guarda Municipal do Paulista, Josias Silva; o subcomandante, Emerson Santana e Daniel Meira, secretário de segurança de Camaragibe.

O Parlamento Metropolitano do Recife enxergou a importância desse debate diante da necessidade de regulamentar o estatuto das guardas em todos os municípios. Segundo Fábio Barros, o Parlamento tem a responsabilidade de coordenar e juntar as Câmaras Municipais para identificar problemas e apontar soluções “desde 2016, nós percebemos os desafios enfrentados pela Guarda do Paulista e com certeza são problemas que afetam outros municípios, com isso, o Parlamento tem o compromisso de apresentar propostas para segurança pública nos municípios de nossa região”.

O palestrante Coronel Júlio Cézar Costa, especialista em segurança pública do Espírito Santo, abordou o Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei 13.022/14, segundo o conceito de ordem público. No segundo momento, após a troca de perguntas e respostas, Fábio Barros debateu sobre gestão integrada da RMR e a política de segurança pública nos municípios com o Guarda Municipal representante do Sinsempa, José Ângelo e o bacharel em Administração Pública, Ricardo Medeiros.

Ao final, foi decidido que o Parlamento apresentará “A carta de Paulista”, documento que resumirá as principais reinvindicações e sugestões para política pública voltada para o fortalecimento das Guardas Municipais na RMR e será entregue ao Governo do Estado de Pernambuco. O encontro terminou com a marcha das Guardas Municipais até a Prefeitura do Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário