.

.

5 de abril de 2018

Governador reforça desenvolvimento escolar do Paulista com Pactuação de Metas e Caravana da Educação

Paulo Câmara esteve na manhã desta quinta, no município da Região Metropolitana do Recife para dar continuidade às ações pedagógicas, culturais, esportivas e de orientação aos estudantes

Buscando estimular o diálogo com a comunidade escolar para viabilizar ações que reforcem o compromisso com a melhora da qualidade da educação no Estado, o governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta quinta-feira (05.04), neste município, mais uma edição da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). À frente da Caravana da Educação, o chefe do Executivo estadual abriu o circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes que acontecem no mesmo dia da reunião. A iniciativa, que teve início no mês de março e já passou pela Mata Norte e Agreste Setentrional, irá contemplar todas as regiões do Estado até o final de maio. Na ocasião esteve presente, a deputada Laura Gomes, os Vereador Eudes Farias e Fábio Barros e o secretasec de Eduacaca do Paulista, Carlos Junior.

"A secretaria de Educação foi muito feliz quando aproveitou esse dia tão importante de planejamento das atividades de 2018 e agregou a ele ações de esporte, cultura e a participação da comunidade escolar. A educação pública não se faz só na sala de aula. Ela se faz, principalmente, trazendo as pessoas para perto e fazendo com que elas sejam o grande patrocinador destes movimentos. Quando falamos em educação em Pernambuco, procuramos sempre olhar esses valores. Essa pactuação que fazemos hoje é nada mais do que ter a certeza de que o esforço continuado que nós estamos fazendo permanecerá por muitos anos. Esse trabalho nos orgulha, nos enche de responsabilidade, mas precisamos da parceria de todos para que a coisa certa continue a ser feita. É com esse espírito que precisamos manter o avanço e melhorar o trabalho não só na educação, mas em todas as áreas", destacou.

Dividido em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações envolvem centenas de estudantes. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras movimentaram os Polos Esportivo e Cultural. No Paulista, eles estão localizados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Paulista e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Osmar Novaes, respectivamente. As ações destes dois polos, juntas, movimentaram cerca de mil estudantes da região.

Ainda hoje à tarde, a partir das 14h30,na Escola Estadual Custódio Pessoa, acontecerá o Polo Central. Cerca de 500 estudantes de escolas estaduais da regional são esperados para a programação do espaço, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Lá, acontecerão apresentações dos projetos "Enem Tá Ligado", com foco na preparação para o Enem, e "PE no Campus", uma iniciativa lançada pelo Governo do Estado, no final de 2017, que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

O secretário de Educação, Fred Amâncio, ressaltou o momento de avanço e salto de qualidade pelo qual passa a educação de Pernambuco. "Estamos vivendo um momento muito bonito, de muitos avanços, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Percebemos, a cada dia que se passa, que o nosso trabalho não se resume apenas a fazer reuniões e envolver os gestores. Nós só conseguimos efetivamente avançar quando envolvemos todos os que fazem parte desse processo: professores, a comunidade escolar e os nossos estudantes. É sempre um grande trabalho de equipe. Foi aí que surgiu o projeto da Caravana da Educação. O que antes já era um momento muito especial para todos nós, agora se tornou um momento singular. Não são mais apenas os dias de Pactuação de Metas, e sim, os dias da educação no Estado", frisou.

O prefeito do município do Paulista, Júnior Matuto, destacou os níveis de excelência que Pernambuco mantém no quesito educação e ressaltou que para que isso tenha continuidade, é necessário uma base forte nos municípios. "Precisamos ter uma base fortalecida. Preparar os alunos para que quando eles cheguem na escola, tenham a estrutura necessária para dar conta do recado nesta rede que hoje é exemplo pra todo o Brasil. Sabemos como são importantes a escola, a estrutura, e equipamentos como esse que está sendo entregue hoje, que ajuda a ocupar a mente da juventude e dinamizar o ambiente pedagógico", pontuou.

Emocionado, o ex-aluno da da EREM Maria Vieira Muliterno Johnnatan Cavalcanti fez um agradecimento à gestão escolar do Estado que promoveu oportunidades únicas na vida de vários alunos. "Passei por uma grande mudança em minha vida graças à escola. Estou aqui, em nome de mais 300 alunos da Rede Pública Estadual que foram aprovados no ensino superior e quero agradecer, principalmente, ao governo que teve como prioridade a educação. Sabemos o quanto isso é importante para nossa sociedade porque são esses alunos que estão entrando agora que serão os profissionais do futuro", enalteceu.

PACTUAÇÃO DE METAS - A Pactuação de Metas é um importante momento de diálogo e interação entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, com foco primordial no aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). Tendo como objetivo estreitar a relação entre a escola e a população, fortalecendo ainda mais o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, o encontro contempla todas as unidades escolares da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. O encontro conta, também, com a presença de todos os gestores das 95 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte.

QUADRA VIVA - Aproveitando a visita ao município do Paulista, o governador Paulo Câmara deu por inaugurada as quadras poliesportivas cobertas da EREM Padre Osmar Novaes e da Escola Estadual Custódio Pessoa. Atreladas ao Programa Quadra Viva, os investimentos nas obras foram da ordem de R$ 982 mil. Lançado em 2015 pelo Governo de Pernambuco, o programa tem como objetivo reformar ou construir quadras nas escolas da rede estadual. Até o final de 2018, serão 200 quadras poliesportivas revitalizadas/implantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário