.

.

4 de maio de 2018

Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa segue até o final do mês em Paulista

Segue até o dia 31 de maio a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, em Paulista. O intuito é erradicar a doença na cidade e continuar com o saldo positivo dos anos anteriores, quando 100% dos rebanhos do município, que equivale a cerca de mil animais, entre bovinos e bubalinos, foram imunizados. O trabalho é focado, principalmente, nos pequenos produtores da Zona Rural.


A ação acontece duas vezes por ano, graças a uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico do Paulista, a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o Ministério da Agricultura.

A vacina é doada para pequenos criadores e uma equipe capacitada se dirige às propriedades para realizar a vacinação. As propriedades de grande porte, acima de 20 animais, os criadores são orientados a comprar a vacina. 

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Ela pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. Normalmente, o vírus é transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e o próprio ser humano. Até o momento, Paulista não registrou casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário