.

.

20 de junho de 2018

Confira dicas para se evitar danos aos olhos e vias respiratórias durante o São João

O clima de São João já toma conta do Nordeste. Já é possível encontrarmos fogueiras e fogos de artifício nas ruas para celebrar a data. Mas atenção, a fumaça liberada pelas fogueiras pode causar danos aos olhos, à pele e às vias respiratórias de crianças, adolescentes, adultos e idosos. 


Além disso, o calor das chamas e o fogo provocam sintomas como ardência, irritação, lacrimejamento, entre outros desconfortos nos olhos e queimaduras na pele.

Para não ter dor de cabeça durante os festejos juninos, seguem algumas dicas do Centro de Queimados do Hospital da Restauração:

- Não fazer fogueiras com mais de um metro;
- Apagar a fogueira com água;
- Não jogar combustível no fogo;
- Não deixar crianças usarem fogos sozinhas.

No caso dos olhos, a atenção deve ser redobrada. Cinzas, brasas ou fagulhas podem provocar danos irreversíveis à visão. Com relação aos fogos, a dica é não ficar olhando para cima quando for soltá-los, pois pode cair fagulha no olho. Em caso de acidente, a pessoa deve lavar a região com água corrente e, na sequência, deve procurar uma urgência mais próxima. 

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que sofrerem algum tipo de queimadura devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área da lesão e procurar o serviço médico mais próximo de sua residência. Ainda que os menores se curem sem muita atenção médica, as mais graves exigem cuidados especiais para prevenir infecções e diminuir a rigidez das cicatrizes. 

Na Região Metropolitana do Recife, um dos locais que recebem grande parte dos acidentes com fogos nesse período é o Hospital da Restauração, referência em casos de queimaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário